Oi ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa, pontuou, nem entrevista ao site Metrópoles, que apresentou o nome para ser candidato ao Senado em 2026, mas, questionado sobre a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2030, foi enigmático: “Eu acho o seguinte: algumas funções você não planeja, você não sonha isso”. Ao falar sobre 2026, enfatizou: “O meu candidato a presidente é o presidente Lula”.
“A princípio eu coloquei meu nome ao PT da Bahia para concorrer a uma vaga ao Senado. Eu conversei com o presidente e ele disse: ‘não, pode colocar o nome à disposição, mas nós vamos conversar no início do ano que vem sobre isso'”, explicou Rui Costa.
Sobre ser candidato a presidente em 2030: “Aí tá muito longe para isso. Eu acho o seguinte: algumas funções você não planeja, você não sonha isso. Algumas funções na vida e algumas coisas na vida elas acontecem, como se fosse ‘os astros conspiram a favor’, vamos dizer assim. E elas acontecem. Eu nunca planejei ser governador. Nunca planejei ser governador e me tornei governador”.