A publicação foi feita na rede social X, da qual o bilionário é dono
Chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, o bilionário Elon Musk compartilhou, em sua conta oficial no X, rede social da qual é o dono, uma publicação de outro usuário sobre a mobilização da direita brasileira na organização de atos de rua para pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O post do bilionário, segundo matéria do Infomoney, que já soma 15 milhões de visualizações, e foi compartilhado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro que tentam impulsionar o alcance das manifestações contra o atual governo.
Musk compartilhou a postagem de um usuário do X que faz menção a uma “onda nacional de protestos” em mais de 120 cidades brasileiras. As manifestações estão previstas para ocorrer no próximo domingo (16).
De acordo com o autor do post, que acompanha fotos das manifestações de 2016 pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), “o movimento está ganhando tração pelo Brasil graças aos crescentes sinais de oposição ao governo (Lula)”.
A oposição ao governo passou a defender mais enfaticamente o impeachment de Lula nas redes sociais após a divulgação da mais recente pesquisa Datafolha, na sexta-feira (14), que apontou que o governo atual possui apenas 24% de aprovação, contra 41% de rejeição.
O post ainda detalha que os manifestantes têm se organizando contra o que eles acreditam ser uma “erosão da democracia” no Brasil sob a liderança de Lula. Discurso semelhante ao que parlamentares bolsonaristas têm reproduzido em comitivas internacionais e no encontro com o relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Pedro Vaca.
Ao republicar a postagem, Musk comentou “Wow”, em alusão à grandeza dos atos prometidos pela direita brasileira. No entanto, as mais recentes manifestações convocados por políticos bolsonaristas, como a que ocorreu no inicio deste ano, em apoio à posse do presidente norte-americano Donald Trump, não tiveram a tração prometida e atraíram poucas pessoas para as ruas em comparação a atos passados.
O post de Musk foi compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com um comentário de convocação dos seus apoiadores a estarem presentes na rua na data marcada para os atos. O parlamentar ainda comentou na publicação do secretário norte-americano que o dia 16 de março será histórico.