O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou em gratidão ao tratar da honraria que receberá da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), durante a inauguração de dez novos leitos de UTI cardiovascular no Hospital Ana Nery, nesta quarta-feira (11).
Jerônimo será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, um reconhecimento por sua trajetória acadêmica e contribuição para a educação e o desenvolvimento social da Bahia.
Em sua fala, Jerônimo destacou a importância do título e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da educação pública no estado.
“Recebo esse reconhecimento com muita gratidão e humildade. A Uesc tem um papel fundamental na formação de profissionais e na transformação da sociedade baiana, e fico honrado em ser lembrado pela instituição”, destacou Rodrigues que é professor titular da UEFES.
“Isso não me envaidece, pelo contrário, isso me coloca no lugar do meu conhecimento, que eu tenho na área específica, e, ao meu lado, as duas caciques foram também reconhecidas pelo Consul, que é o conselho máximo da universidade. Também ao Isaquias. Você imagina, a universidade tem que abrir a porta, aquele homem é um doutor em remo, sabe, em águas, doutor cheio de medalhas de ouro; então as Olimpíadas reconhecem ele como o máximo do reconhecimento do esporte, mas a universidade tem que chamar, você é doutor no que você faz. Então aqui, um cacique, uma cacique, é doutora, é doutor no que faz, essas pessoas que fazem as coisas bem feitas merecem um título de mestre honoris causa, graduação honoris causa”, apontou o chefe do executivo.
Honraria
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados à sociedade, seja na área acadêmica, científica, cultural ou política. No caso de Jerônimo Rodrigues, sua trajetória como professor, pesquisador e gestor público foi determinante para a escolha.
O governador reforçou a importância do ensino superior para o desenvolvimento do estado e destacou a necessidade de continuar investindo na valorização das universidades estaduais: “As universidades estaduais são pilares da educação baiana, responsáveis pela formação de milhares de jovens. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essas instituições e garantindo melhores condições para os estudantes e professores”.
“Então eu estou muito feliz. Eu vou lá, vou tá lá para agradecer porque quem vai me entregar o título é o Conselho Universitário. Quero, assim, me dirigir para a categoria também que é representada, dos professores, dos funcionários que têm as associações, reivindicação; na semana retrasada, para anunciar que nós estamos chegando a quase dois bilhões e meio de investimento das quatro universidades estaduais”, destacou o governador da Bahia.
“Nem o Lula, por mais que eu ame o Lula, está conseguindo chegar por conta da reconstrução nacional. Nós, das universidades estaduais, estamos com mais recursos em relação às federais. Então o Lula vai consertar isso, não tem dúvida. Ele está reconstruindo isso, está abrindo mais institutos federais, está abrindo mais universidades, está abrindo mais cursos”, arrematou Jerônimo Rodrigues.
A cerimônia de entrega do título será realizada em data a ser definida pela Uesc e contará com a presença de autoridades acadêmicas, políticas e da comunidade universitária. O reconhecimento marca mais um capítulo na trajetória de Jerônimo Rodrigues, que tem a educação como uma de suas principais bandeiras de atuação política.



