O governo do presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) planeja um série de investimentos na Bahia que deve abranger diversos setores, é o que garantiu o ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista à rádio Metrópole, nesta sexta-feira (7)
Entre as obras de abastecimento de água, o ministro disse que será inaugurada a da Adutora do Zabumbão, que beneficiará 10 municípios no Vale do Paramirim. “Essa adutora custou R$ 260 milhões aos cofres do Estado da Bahia, e eu quero aqui parabenizar a doutora Jerônimo, que conseguiu concluí-la. São cidades que esperam por uma regularidade de abastecimento de água há anos e hoje a gente inaugura”, disse.
Além disso, será dada a ordem de serviço para a Barragem do Rio da Caixa, que contará com um investimento de R$ 150 milhões. Além disso, será inaugurada a primeira etapa da Adutora da Fé, que atenderá os municípios de Igaporã, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa.
Outro programa que receberá investimentos do governo federal será o ‘Minha Casa, Minha Vida’. De acordo com Rui Costa, há um aumento na adesão à Faixa 2, que oferece financiamento com subsídios para famílias de renda intermediária.
“Quando nós chegamos, nós resolvemos. Eu conversei com o presidente e disse: ‘Presidente, se a gente der um estímulo aqui, um pouco mais de subsídio na Faixa 2, as pessoas sempre buscam ter uma casa melhor, um apartamento melhor, mesmo que tenham que pagar um pouquinho”, disse.
“A Faixa 2 é para esse público, e a gente deu um pouco mais de subsídio, flexibilizando o financiamento. Com isso, houve uma forte adesão, e os números são extraordinários”, emendou.