Em uma avaliação do cenário de 2026, o senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, ao ser questionado sobre a chapa dos governadores, com Jerônimo Rodrigues indo à reeleição e Wagner e Rui Costa disputando o Senado Federal, Otto Alencar exaltou a lealdade e a participação do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), em 2022.
Uma eventual manutenção de Geraldo Júnior na chapa e em caso de uma chapa com os três petistas, retiraria o PSD da chapa de 2026.
“A pressão sobre o governador Jerônimo, não pode se deixar de fazer um diagnóstico de que não havia certeza e ele foi um bom candidato. Jerônimo foi um muito bom candidato, sempre foi um bom candidato. Todos os debates, as reuniões que nós fazíamos, o PGP, os comícios, as carretas, a determinação dele. Também é aquele negócio, todos ajudaram, mas se o candidato não tiver o carisma dele, a capacidade de convencimento… o Rui foi um governador que foi pra cima, como também fomos nós todos”, lembrou Otto Alencar em entrevista à rádio Metrópole nesta terça-feira (21).
“Com o governo, com toda a força que o governo tem, ele se empenhou muito, muito, muito; o Geraldo foi outro. O Geraldo é bom, trabalhou bastante, se esforçou bastante, tem sido um bom vice, aí você fala em alteração da chapa, vai tirar o Geraldo que tem sido tão eficiente, tão correto, tão leal, como é que vai mexer com o Geraldo?”, questionou o senador do PSD.
“Então essas coisas são muito para decidir lá adiante, tem que se encontrar também saídas que as pessoas possam, não estando na chapa, ter uma saída que tenha mais ou menos o mesmo nível do cargo que ocupa ou possa ser contemplado em outra posição, em outra possibilidade. Então falar disso agora é uma coisa muito, muito cedo, muito bom, pueril, pueril”, aponta o político.
“Outra coisa que é importante se ver é essa questão nacional também. (…) a chapa forte a partir não somente de Jerônimo, mas também de Lula. Nós fizemos, nós estamos enfrentando a extrema direita mais forte agora, inclusive, com Donald Trump no governo, você sabe disso”, apontou o senador do PSD.