A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu nota em que “lamenta as declarações equivocadas do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) sobre o abastecimento de vacinas e as coberturas vacinais no estado”.
Aponta que “a Bahia, por meio de uma gestão eficiente e do Programa Vacina Bahia, não apenas garantiu o processo de imunização ao longo de 2024, mas também alcançou avanços significativos na cobertura vacinal desde o início da gestão do governador Jerônimo Rodrigues”.
Complementa que o “Programa Vacina Bahia foi fundamental para reverter a tendência de baixa cobertura vacinal, que era impulsionada pela gestão do ex-presidente. Atualmente, a nova política de vacinação liderada pelo presidente Lula, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pelo governador Jerônimo Rodrigues tem como pilares a valorização da vida, o fortalecimento da ciência e o compromisso com a equidade no acesso à saúde. Essa política busca não apenas aumentar as coberturas vacinais, mas também resgatar a confiança da população na vacinação como uma ferramenta essencial de prevenção e promoção da saúde pública”.
Explica entre “2022 e 2024, a Bahia registrou avanços notáveis: a vacinação contra poliomielite aumentou de 75,47% para 87,63%, enquanto a tríplice viral atingiu uma cobertura de 97,56% em 2024, superando os 75,87% registrados dois anos antes. Outras vacinas também tiveram crescimento expressivo, como a pentavalente (de 75,82% para 87,91%), a pneumocócica (de 80,20% para 91,18%) e a hepatite B (de 73,91% para 87,31%)”.
A nota segue apontando “Mesmo em vacinas que enfrentaram entregas irregulares pelo Ministério da Saúde, como a febre amarela, a Bahia conseguiu mitigar os impactos por meio da estratégia de estoques reguladores. Como resultado, o estado atingiu 82,56% de cobertura para febre amarela em 2024, garantindo a proteção da população mesmo diante de desafios logísticos”.
A Sesab aponta que “o próprio Ministério da Saúde reconheceu que eventuais dificuldades no abastecimento foram pontuais e não configuraram desabastecimento generalizado. As afirmações do parlamentar demonstram desconhecimento dos fatos e parecem ter como único objetivo distorcer informações para fins políticos. A Sesab destaca que o governo estadual tem trabalhado com seriedade e planejamento para assegurar a vacinação de toda a população baiana, ainda que tenha enfrentado problemas ocasionados pela cadeia nacional de fornecimento”.
Finaliza apontando que “por fim, é lamentável que o deputado escolha atacar com base em informações inconsistentes, ignorando os esforços contínuos para proteger a saúde da população. A Sesab permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e reafirma seu compromisso com a transparência e a saúde pública”.