Durante transmissão de cargo da secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento que ocupou por 12 anos, para a advogada Isaura Genoveva, na manhã desta segunda-feira (6), a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), reconheceu o trabalho da primeira reitora negra do país, como ‘um farol, um norte’, cuja história fala por si.
“A senhora já falou rapidamente pelo seu trabalho antirracista, pelo seu trabalho de inclusão de todas as pessoas, pelo seu trabalho de combate à intolerância religiosa, combate à LGBTfobia, mas, sobretudo, minha professora, eu quero te reverenciar como alguém que lhe admira, como alguém que lhe ama, que reconhece na senhora um farol e um norte”, destaca Ana Paula.
“Acho que eu falo pelos colegas aqui presentes, por muitas das pessoas, a senhora é corajosa, a senhora é ousada, a senhora abre portas. Todas as vezes que uma secretária negra era impulsada, a senhora era a primeira a pegar a mão e dizer, venha, eu vou te acolher, eu vou te mostrar, eu vou te introduzir nessa realidade da prefeitura de Salvador. Foi assim com Fernanda [Lordêlo] e foi assim com uma série de outras secretárias”, arremata a vice-prefeita.
Conforme Ana Paula, quando uma mulher preta é reverenciada , todas as outras mulheres também são.
“Então, eu tenho a certeza, que você vai ser recebida com o mesmo amor, com a mesma força, com a mesma vontade que a gente tem de fazer com que sua história, que já fala por si, que já é linda, que já é de força, que já é honrada, seja ainda melhor, porque quando uma mulher, uma mulher preta, ela é reverenciada, todas as outras mulheres também são”, destacou.