A deputada Fabíola Mansur (PSB) inseriu, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos à atriz brasileira Fernanda Torres, a grande vencedora do Globo de Ouro, em cerimônia realizada na noite de domingo (5), em Los Angeles, na Califórnia (EUA). A atriz foi premiada com a estatueta da categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, por conta da sua atuação destacada no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido pelo cineasta Walter Salles.
Para a parlamentar, Fernanda Torres conquistou o cobiçado troféu por sua estupenda atuação na produção original do Globoplay, uma performance que chamou a atenção da crítica internacional, consolidando o talento da filha de Fernanda Montenegro. “O cinema nacional denunciou ao mundo a dor das famílias perseguidas pela ditadura, através da adaptação da história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, que foi preso e assassinado pelo regime militar”, declarou a socialista.
No documento, a autora da moção diz que a premiação “enche todos os brasileiros de muito orgulho, pois a história e a cultura do Brasil ganham cada vez mais espaço no mundo”, além de ressaltar que Fernanda Torres é a primeira mulher brasileira a ganhar um Globo de Ouro, recebido “por estrelar um filme muito significativo para a luta dos direitos humanos, uma bandeira cada vez mais necessária nos tempos atuais”.
Para Fabíola Mansur, a noite do Globo de Ouro 2025 foi de celebração para nosso país, um momento histórico ainda mais valorizado por Fernanda Torres receber a estatueta das mãos de Viola Davis, uma artista consagrada. “Viva o Brasil, viva o Cinema Nacional, viva a beleza da Sétima Arte! Que sempre tenhamos paixão e garra para continuar nossa luta contra as ditaduras. Ainda estamos aqui!”, finalizou a deputada, solicitando à Casa que dê ciência da homenagem à atriz, ao Ministério da Cultura, à Agência Nacional de Cinema, à Secretaria estadual de Cultura e à Secretaria de Cultura do Município de Salvador.