Durante II Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade realizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em Salvador, nesta terça-feira, (17), o presidente da CBPM, Henrique Carballal, ressaltou a importância do evento para a Bahia e detalhou como a ação pode trazer retorno ao Estado.
O evento, que está sendo realizado no Fera Palace Hotel, reúne autoridades, especialistas, empresários e representantes de mineradoras para discutir importantes pautas relacionadas à agenda sustentável.
“A gente está antenado a esse momento, respeitando a situação que o país e o mundo estão vivendo, a pressão sobre a transição energética, sobre os minerais estratégicos, então a gente precisa nos preparar para a gente poder desenvolver, garantir uma sustentabilidade e garantindo o desenvolvimento social”, afirmou.
O presidente também anunciou outro importante empreendimento para a Bahia: a construção de uma fábrica de óxido de titânio no município de Camaçari. O investimento é mais um exemplo do compromisso do estado em industrializar sua produção mineral e desenvolver cadeias produtivas que impulsionem a economia local.
“Nosso horizonte é o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Realizamos debates e fóruns justamente para discutir o futuro da mineração e das indústrias no estado. Esses investimentos são prova de que a Bahia está no caminho certo”, destacou Carballal.
II Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade
A segunda edição do fórum tem como tema central “Minerais críticos e estratégicos: o papel da mineração para a transição energética”, a fim de destacar o potencial mineral da Bahia para a expansão das energias renováveis. O evento promete ser um marco na discussão sobre o futuro da mineração no Brasil, destacando a sustentabilidade como um pilar essencial para o desenvolvimento do setor.
“Hoje a CBPM realiza um fórum buscando ouvir a sociedade, trazendo especialistas do país inteiro buscando formar opinião e construir linhas de atuação na mineração que tragam as políticas de desenvolvimento respeitando o meio ambiente, respeitando as comunidades e desenvolvendo economicamente essas comunidades trazendo os benefícios sociais que a mineração precisa cumprir”, declarou Carballal.
Com uma programação diversificada, o II Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade abordará temas como a “Transição energética: cenário atual e desafios”, “ESG e boas práticas na mineração”, “Ações da iniciativa privada para a sustentabilidade” e “Caminhos para o desenvolvimento sustentável da mineração”.
Confira outros palestrantes confirmados do fórum:
diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo Mancin;
o presidente do Sindicato de Mineração na Bahia (Sindimiba), Sandro Magalhães;
vice-presidente de Sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez;
presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRADES), Georges Humbert.