Durante a reunião da bancada baiana na Câmara dos Deputados, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, elevou o tom e afirmou que faz oposição ao PT no estado.
De acordo com a coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles, Elmar, que fez acenos para o PT da Bahia nas eleições municipais de outubro, queria destinar a maior parte das emendas para Salvador, capital governada por seu correligionário Bruno Reis.
Questionado pelos colegas, o líder do União Brasil respondeu de forma exaltada que “era oposição” ao PT, que governa a Bahia há 18 anos, e ameaçou não assinar a ata de reunião, caso sua vontade não fosse feita.
Elmar esteve presente durante ato de confraternização do União Brasil em Salvador, na última quinta-feira (14), e reafirmou que está ao lado de ACM Neto e da Oposição. O próprio ACM Neto apontou que não vê Elmar Nascimento fazendo político fora do grupo de Oposição ao PT na Bahia.
A postura contrasta com a posição de Elmar até bem pouco tempo, quando tentava uma aproximação do PT, especialmente em busca de apoio para se viabilizar como candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara, na disputa de fevereiro de 2025.
O deputado baiano, entretanto, acabou preterido por Lira, pelo PT e pelo próprio União Brasil, que decidiram apoiar a candidatura de Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, à presidência da Casa.