O deputado Hassan (PP), defendeu, na manhã desta terça-feira (10), em audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a ampliação da oferta de atendimentos regionalizadalos na saúde da Bahia, para reduzir o deslocamento de pacientes do interior para grandes centros urbanos, que migram principalmente para capital.
O parlamentar destaca que a ação trata-se de estratégia essencial para evitar ‘longos e desgastantes deslocamentos’ de pacientes em busca de tratamento em Salvador ou outras localidades distantes. “Regionalizar a saúde significa levar atendimentos especializados ao interior, reduzindo a quantidade de pacientes que precisam viajar grandes distâncias”, afirmou.
Nós estamos aqui hoje na comissão de saúde é uma audiência pública que foi proposta faz exatamente para poder estarmos discutindo a sobre a questão da regionalização da Saúde, com representante da Secretaria de Saúde do Estado exatamente para que a gente possa discutir essa a questão do aumento do das pessoas que precisam estar se deslocando de suas cidades no interior pra vir em busca da rede de oferta do SUS na capital. Isso se dá por conta de tratamentos de Oncologia, por conta de várias cirurgias que só são feitas na capital ou nos grandes centros. Então, nossa ideia discutir aqui uma forma de a gente ter essas ofertas regionais. É regionalizar levando atendimento de especialidades pra om interior para que diminua esse número de pacientes que precisam se deslocar não apenas por conta do custo financeiro econômico para os municípios, mas também or conta do desgaste aos pacientes que precisam viajar pela madrugada toda”, elencou Hassan.
Para ele, um paciente que, por exemplo está fazendo um tratamento oncológico, procedimentos quimioterápicos e precisa fazer esse deslocamento é desumano.
“Então, a gente pretende com isso fazer em Jequié, que seja instalada uma unidade de atendimento de alta complexidade a pacientes oncológicos e com isso pacientes que antes se deslocavam para Salvador já comecem a ser atendidos ali, de forma que já exista um grande ganho tanto financeiro, quanto de desgaste para esses paciente. Então, é isso que a gente quer discutir e depois vamos pegar esses encaminhamentos sair da discussão e ir para a prática. Vamos levar a Secretaria de Saúde do Estado para marcar com a secretária de Saúde [Roberta Santana, que é sensível essa questão da regionalização para que a gente possa ter realmente propostas para que mude a qualidade de vida dessas pessoas que precisam tanto do SUS, para que a gente de um pouquinho mais de segurança, porque mais de comodidade e também ajudar os municípios diminuindo esse transporte fora do domicílio que às vezes a gente é surpreendido com notícias tristes que são alguns acidentes que ocorrem inclusive, infelizmente alguns com óbito”, concluiu, conclamando pela união dos órgãos envolvidos e por melhoria na vida dos baianos.