Dos R$ 528 milhões que todos os estados têm direito por meio das emendas de bancada ao Orçamento Geral da União (OGU), Salvador ficará com R$ 20 milhões para obras na área de mobilidade. O montante, reivindicado pelos deputados federais Leo Prates (PDT) e Paulo Azi (União), foi definido em uma reunião realizada na última terça-feira (3), em Brasília, entre os deputados federais e senadores da Bahia com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Nas emendas para o governo baiano, os recursos serão aplicados nas áreas da saúde, segurança pública, educação superior e técnica, turismo e desenvolvimento regional. Uma das prioridades é a ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE), bem como a conclusão da reforma do Teatro Castro Alves (TCA).
“Foi uma reunião bastante produtiva, com um clima de muita cordialidade. Os interesses da Bahia e de Salvador foram colocados acima das questões partidárias. E a divisão das emendas foi feito de forma consensual”, disse o deputado Bacelar (PV).
O deputado Gabriel Nunes (PSD) disse que a bancada solicitou ao senador Angelo Coronel (PSD), relator do OGU, a destinação de parte das emendas para ações da Codevasf e do Dnocs na Bahia, o que foi aceito. “Esses recursos serão fundamentais para a interiorização dos investimentos em infraestrutura e também entrega de equipamentos”, afirmou Nunes.
“Foi uma reunião proveitosa. O governador colocou os projetos prioritários para a Bahia. Eu diria que, em termos gerais, houve avanços, inclusive no posicionamento da bancada. E o senador Coronel, assim como Jerônimo e todos os parlamentares, foram bastante receptivos com a necessidade de destinar emendas para Salvador”, declarou o deputado Leo Prates (PDT).
Antes da reunião com toda a bancada, inclusive parlamentares da oposição, Jerônimo teve um encontro em separado com os deputados e senadores da base aliada, no mesmo dia, pela manhã. Secretários estaduais também estiveram presentes nos dois momentos.