Nesta segunda-feira (2), aconteceu a II edição do Encontro de Presidentes de Consórcios Públicos da Bahia, promovido pela Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) para apresentar o balanço anual de ações realizadas. O evento reuniu representantes de todos os 54 consórcios públicos do estado, sendo 30 consórcios multifinalitários e 24 consórcios de saúde, que foram homenageados pela atuação estratégica em defesa do desenvolvimento e da gestão compartilhada entre municípios baianos.
A solenidade contou com a presença de secretários estaduais, presidentes de consórcios, diretores e secretários executivos, em um momento marcado pela celebração do trabalho intermunicipal e pela discussão de avanços e desafios do modelo de consórcio.
Thiancle Araújo, prefeito de Castro Alves e presidente da FECBahia, destacou o papel dos consórcios como instrumento essencial para superar limitações individuais dos municípios. “Estamos fortalecendo os consórcios públicos, que são ferramentas de cooperação e solução de questões que nenhum município consegue resolver sozinho. Este é um momento de união e reconhecimento do trabalho coletivo”, disse.
Ele ainda destacou a importância do diálogo contínuo com os governos estadual e federal para o fortalecimento das políticas públicas: “O Governo do Estado vê o consórcio como um caminho para alcançar novos objetivos. Agradeço a todos que contribuem para que a FECBahia continue sendo essa ponte de diálogo.”
Avanços na saúde através dos consórcios
A secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, também comemorou a importância dos consórcios no fortalecimento das políticas públicas, especialmente na área de saúde. “Hoje, 98% dos municípios baianos estão consorciados. Esse modelo tem sido essencial para a gestão da saúde, com destaque para as policlínicas, que já realizaram mais de 6 milhões de atendimentos.” , destacou a secretária.