A deputada federal Lídice da Mata (PSB) revelou que o PSB trabalha para fazer o partido triplicar de tamanho na eleição de 2026.
A expectativa, segundo a deputada federal líder da bancada baiana em Brasília, o PSB trabalha para eleger até três deputados federais em 2026, e cita nomes fortes como o suplente de senador Bebeto Galvão e o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, que deixa o mandato agora.
“É um sonho de verão maravilhoso, e claro que nós desejamos uma coisa dessa. Sendo um pouco mais realista, eu acho que nós temos hoje condição de trabalhar para ter três deputados federais. Mas se houver um impulso de Deus nesse caminho, eu posso chegar a cinco. Mas nós temos a candidatura de Bebeto, nós temos a candidatura de Elmo Vaz e nós temos também uma possibilidade real de federação”, afirmou Lídice da Mata.
Ao ser questionado sobre as tratativas para criação da Federação PDT e PSB, e seus reflexos na Bahia, a deputada falou que em caso de acordo, um alinhamento terá que ser feito no Estado.Atualmente o PDT está aliado ao grupo de Oposição.
“O partido trabalha com a hipótese da federação, já aprovou em sua executiva a ideia de federar com o PDT, é claro que isso depende também do parceiro, depende do PDT, se faz o pedido de casamento, mas a noiva tem que aceitar. E isso faz parte de um calendário de conversas que nosso presidente Carlos Siqueira tem diversas agremiações, mas especialmente com o PDT”, apontou da Mata.
“Eu acho que primeiro se tem que discutir os objetivos nacionais. Depois, vai se ajustando a cada coisa no estado. É claro que vai ter que haver uma organização da Bahia, mas o fundamental é que nós possamos unir duas legendas que têm programas semelhantes, um vínculo forte com a defesa do trabalhador, do trabalho, uma luta é clara na defesa da soberania nacional e de outras proposições com uma defesa intransigente da democracia em nosso país e a desigualdade, o combate à desigualdade social”, pontuou a deputada federal e presidente do PSB.