O Estado da Bahia é o estado brasileiro com maior população rural, com cerca de 3,3 milhões de pessoas, 23,3% dos residentes, conforme dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (14/11).
Os números mostram que apenas 3 dos 417 municípios baianos não tinham população rural há dois anos. São eles: Salvador, Madre de Deus e Itaparica.
Além da Bahia, os locais com as maiores populações rurais no período do Censo eram Minas Gerais (cerca de 2,4 milhões de pessoas) e Ceará (pouco mais de 2 milhões de habitantes). Em todo o país, 12,6% da população (25.572.339 de pessoas) viviam em áreas rurais em 2022.
Apesar do número alto, houve uma queda no número absoluto de habitantes em áreas rurais no território baiano, o menor registrado nos últimos 52 anos. O cenário reflete uma realidade nacional, com todas as regiões do país registrando queda na população rural.
Em 12 anos, o Brasil perdeu 4 milhões de pessoas na zona rural e ganhou 16 milhões nas áreas urbanas. Fatores como a migração, mudanças nas taxas de fecundidade e o aperfeiçoamento do sistema de coleta de dados do Censo explicam essa mudança, de acordo com o IBGE