O movimento VAT (Vida Além do Trabalho) está realizando atos públicos amanhã (15) em todo país pelo fim da escala 6×1. Em Salvador, o ato oficial convocado pelo VAT e divulgado na página nacional do movimento (https://www.instagram.com/p/DCWaYkVxOKp/?img_index=2) será às 15h, em frente ao Shopping da Bahia.
Na capital baiana, além do VAT, assinam a convocatória do ato as seguintes organizações: PSTU, PCBR, UP, CSP-Conlutas, Coletivo Rebeldia, Movimento Aquilombar, Movimento Mulheres em Luta (MML), UJR, MLB, Movimento Correnteza, Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento Luta de Classes e UJC. (https://www.instagram.com/p/DCUHuH9pTBo/).
“A luta pelo fim da escala 6×1 se massificou e é hoje a principal pauta em debate no país. Ganhou essa dimensão porque escancara a real situação da classe trabalhadora no Brasil. A maioria dos trabalhadores no país está ou já trabalhou nessa escala. Ela simboliza a precarização da juventude trabalhadora, que ora está desempregada ou na informalidade, ora é obrigada a encarar jornadas exaustivas e abusivas, como a escala 6×1, ou a escala 12×36, banco de horas, ou dois empregos em escalas intercaladas”, pontua Victor Marinho, do Coletivo Rebeldia e do PSTU.
“Amanhã, vamos às ruas de todo o Brasil cobrar do governo Lula e do Congresso Nacional o fim da escala 6×1 para garantir novos empregos e acabar com essa absurda jornada que impede que a classe trabalhadora tenha direito à vida social. É preciso dar um basta na escravidão moderna imposta pelo capitalismo. A juventude tem sido a voz e o setor protagonista dessa luta, mas é preciso que o conjunto da classe trabalhadora seja parte. Por isso, convidamos todos a tomarem às ruas amanhã”, finaliza Victor Marinho.
Lista completa dos atos por todo o Brasil: https://bit.ly/48MzPoF