A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, nesta quarta-feira (06/11), o diretor da Defesa Civil de Campinas e membro do Fórum Nacional de Secretários de Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades – FNDC, Sidnei Furtado, que fez visita técnica para conhecer as atividades do órgão.
O gestor foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, pela coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, pelo assessor chefe, Carlos Eduardo Nunes Costa, e pela chefe de gabinete, Denise Fraga, entre outros técnicos do órgão, tendo ainda a participação do secretário municipal de Educação, Thiago Dantas.
Prevenção
O diretor da Codesal apresentou as principais atividades da Defesa Civil de Salvador, hoje essencialmente focadas em prevenção e considerada referência nacional. Na oportunidade foi oferecido ao diretor Sidnei Furtado um exemplar do Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador.
Sosthenes Macêdo destacou que a Prefeitura de Salvador tem investido na modernização da Codesal, buscando aliar tecnologia de previsão de risco climático com as atividades educativas nas comunidades, qualificar os recursos humanos, além de ampliar a proteção de encostas de modo a antecipar e prevenir ocorrências graves e preservar vidas.
O dirigente da Defesa Civil de Campinas mostrou especial interesse no funcionamento do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), no Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador e nas atividades educativas realizadas pelo órgão, tendo inclusive participado da culminância do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) realizado na tarde de hoje na sede do órgão.
“Agradeço a oportunidade de conhecer o trabalho da Codesal, um trabalho de excelência e deve ser replicado em outras regiões do Brasil”, disse Sidnei Furtado, acrescentando que “o Brasil precisa replicar as experiências exitosas como a de Salvador”.
Placa comemorativa
Na oportunidade, o gestor da pasta de Educação Thiago Dantas, que havia participado da culminância do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), também na Codesal, recebeu uma placa comemorativa em alusão a parceria da SMED com a Codesal com os dizeres de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Codesal, desenvolvida ao longo do ano, já capacitou mais de 10 mil crianças da rede municipal de ensino nas 10 gerências regionais da educação.
Thiago Dantas destacou a importância de as escolas municipais abraçarem as atividades como instrumento de conscientização dos alunos em questões relativas à defesa civil, ao meio ambiente, e que devem zelar por suas comunidades para prevenir acidentes.