O deputado estadual Robinson Almeida (PT) defendeu, em entrevista ao OFF News, que a proporcionalidade na Casa seja respeitada na composição da Mesa Diretora de 2025. Atualmente o PSD, maior da Casa, está na presidência. O PT está na vice-presidência e o União Brasil, segundo e terceira maior bancada, está na secretaria-geral.
Ele apontou que a base do Governo irá reagir caso haja um bate-chapa para primeira vice-presidência, atualmente ocupada pelo deputado estadual Zé Raimundo (PT), por ser o segundo maior partido na Casa e que atualmente está federado com PCdoB e PV.
“A bancada do PT se reuniu na segunda-feira passada e tomou a seguinte decisão de apoiar a reeleição do presidente Adolfo, por entender que ele tem tido um ponto de convergência na Casa de todas as bancadas e também defender o mesmo princípio que foi composto à atual mesa diretora, que é o princípio da proporcionalidade, de que quem tem a maior bancada, partido ou federação, faz a primeira pedida e vai com essa regra até compor todos os membros da mesa diretora”, aponta o gestor.
“É uma metodologia já testada, aprovada, democrática, que respeita a vontade popular. As bancadas são fruto da representação que cada partido ou federação conquistou na sociedade e o PT defende o apoio a Adolfo e a regra da proporcionalidade na composição da futura mesa, tendo a federação [PT, PV, PCdoB] a prerrogativa de indicar a primeira vice-presidência da Casa”, pontuou Robinson.
“Quebraria toda a regra de composição da mesa, não teria uma regra da proporcionalidade, não é o caminho que nós julgamos o mais adequado até porque ele está sendo colocado em prática na própria Assembleia e em outras esferas legislativas como a Câmara Federal e a Câmara Municipal de Salvador. Bate-chapa é a última das hipóteses, mas se for o caso, o governo também irá com sua bancada se preparar para esse formato, caso ele seja colocado”, assegurou o deputado petista.