O ex-vice-governador da Bahia e atual deputado federal João Leão (PP) falou neste sábado (2), em entrevista, sobre sua relação de longa data com o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), e a admiração que nutre pela trajetória política do aliado.
Em tom descontraído, Leão relembrou o início da carreira de Cocá como prefeito de Lafaiete Coutinho, onde o atual prefeito de Jequié exerceu dois mandatos consecutivos. Para Leão, a trajetória de Cocá é marcada não apenas por competência, mas também por um diferencial raro: “Zé Cocá tem estrela, estrela”, declarou.
O deputado destacou que Cocá tem potencial para alcançar posições ainda mais elevadas na política baiana. Durante a entrevista, Leão citou figuras históricas de Jequié, como Lomanto Júnior e César Borges, que também ocuparam o cargo de governador da Bahia. Ele acredita que Cocá poderia seguir esse mesmo caminho. “Nós tivemos em Jequié, Lomanto Júnior, um cara que nasceu em Jequié e terminou governador. Aí tem outro, César Borges, que também chegou ao governo. Quem sabe se nós não teremos um futuro governador Zé Cocá?”, sugeriu Leão.
Quando questionado sobre as alianças políticas de Zé Cocá e uma possível escolha entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), para 2026, Leão foi diplomático e reforçou a autonomia de Cocá para tomar essa decisão.
“Zé Cocá tem autonomia pra decidir pra onde ele vai. Agora eu sei uma coisa, que eu sempre estarei junto com Zé Cocá. Zé é um cara sério, direito, se ele for fazer qualquer coisa pelo benefício da cidade de Jequié e daquela região, eu estou pronto pra ajudá-lo”, afirmou.
Leão aproveitou a ocasião para falar sobre um projeto que está implantando na Bahia: a criação de vinícolas, com uma possível instalação em Jequié, na região da Barragem de Pedras. O deputado explicou que a iniciativa faz parte de um esforço para impulsionar o desenvolvimento econômico local e gerar novas oportunidades de trabalho. “Estou implantando 34 vinícolas na Bahia, a 35ª vai ser em Jequié, já conversei com Zé Cocá e ele já está providenciando isso”, revelou.
Durante a conversa, o ex-vice-governador também recordou os investimentos destinados a Jequié e Lafaiete Coutinho durante as gestões de Cocá, destacando sua prática de alocar recursos e fiscalizar rigorosamente sua aplicação. “Aloquei muitos recursos pra ele durante sua administração. Quando ele saía do meu gabinete, a pasta estava cheia para serem aplicados. Sempre faço questão de fiscalizar as obras, porque sou daqueles deputados que, quando colocam um recurso, querem ver os resultados”, enfatizou Leão, reforçando a seriedade e o comprometimento de Cocá na execução dos projetos.
Apesar de considerar prematuro falar sobre as eleições de 2026, Leão não esconde seu otimismo quanto ao futuro de Zé Cocá. Ele acredita que o prefeito reeleito de Jequié poderá alcançar cargos ainda mais altos, seja como deputado estadual, federal ou até mesmo governador. Para o ex-vice-governador, a capacidade administrativa e a “estrela” de Cocá são atributos que poderão guiá-lo rumo a novas conquistas.