O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, celebrou a vitória histórica de Luiz Caetano à Prefeitura Municipal de Camaçari, que pela primeira vez teve segundo turno e foi a única cidade da Bahia, entre as quatro maiores, a estender o pleito municipal até o dia 27 de outubro. Caetano volta a administrar o município pela quarta vez, tendo também como grande experiência a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). “Caetano fará um grande governo e será exemplo do modo petista de governar”, garantiu o presidente Éden, em entrevista à rádio CBN Salvador, nesta terça-feira (29).
O dirigente petista elencou uma série de características que confirmam a importância do quarto maior colégio eleitoral do estado não apenas para o município, como também para as cidades do entorno, da Bahia e do Brasil. “Temos o polo petroquímico, o seu povo, a sua orla, a cidade possui o quinto maior PIB do Nordeste, é um município que tem um valor muito grande por si, por sua representação política, cultural, econômica, para o estado, para o nordeste, mas também para os partidos”, disse.
Éden relembrou também o significado simbólico de Camaçari para ao PT e para a Bahia, que deu ao estado dois dos grandes nomes políticos do PT, o atual senador Jaques Wagner e o ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, Rui Costa, responsáveis por grandes gestões enquanto governadores da Bahia. “Foi em Camaçari que Wagner e Rui iniciaram suas vidas políticas no movimento sindical e no sindicato dos químicos e petroleiros. A partir dessa luta do movimento sindical, da política que fazem no movimento sindical que entram na luta partidária e na luta eleitoral. Então, Camaçari nos deu dois vencedores”.
Dos dois expoentes petistas oriundos da luta política do município, Éden acredita também no protagonismo de Caetano para transformar a vida da população. “Foi uma eleição histórica, pelo seu empenho, por seu amor e por acreditar na mudança em Camaçari, que Caetano se dedicou dia e noite para conquistar a vitória e dar uma vida mais digna aos camaçarienses. Do 1º para o 2º turno, ampliou muito a sua votação e venceu o União Brasil, há oito anos no poder e com a vantagem de conseguir fazer o sucessor de Elinaldo pela facilidade de os grupos políticos elegerem seus sucessores”, disse, ao destacar: “Então, isso também faz a eleição uma eleição histórica”.
Perguntado pelos apresentadores sobre as atuações do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e do atual, Bruno Reis, Éden foi taxativo ao responder que os dois passaram do ponto ao caluniar gravemente o PT em uma disputa suja, totalmente incompatível com a política e a democracia. “Vamos correr atrás e defender o PT na imprensa, nas entrevistas, nas redes sociais, nos debates políticos, nas ruas, nos comícios, mas não vamos nos furtar ao direito de defender o PT na justiça até a última instância. Me desculpem o termo, mas ACM Neto vai ter que lavar a boca para falar o que falou do PT, vai ter provar na justiça. A política não pode descambar para isso”, disse, ao concluir: “O limite da boa convivência, da civilidade passou disso. Não é mais problema da política, é problema da justiça, é problema criminal e ele vai ter que responder judicialmente”.
Foto: Divulgação