Vereador por quatro mandatos, José Matos Reis, pai do candidato do União Brasil à Prefeitura de Camaçari, Flávio Matos, foi excluído da campanha do filho. Não aparece em nenhum evento, não faz qualquer declaração, e o seu nome sequer é mencionado.
A razão para esse ostracismo é o fato de o ex-vereador ser um dos maiores devedores de impostos do município, sobretudo IPTU, referentes às inúmeras propriedades que, paralelamente à sua trajetória política, conseguiu adquirir.
Em somente um imóvel, localizado em Guarajuba, em nome da Itaipu Empreendimentos Imobiliários, o valor da dívida supera R$ 2,2 milhões. Documento recente da Secretaria da Fazenda do Município, datado de 21 de outubro deste ano, comprova que, embora o imóvel permaneça em nome da Itaipu, a responsabilidade pela dívida é do pai do candidato do União Brasil, mesmo ele não sendo oficialmente sócio da empresa.
“Ele é um dos maiores proprietários de imóveis de Camaçari, a maioria terras públicas, obtidas em operações caracterizadas como grilagem. O seu filho é candidato para, se eleito, legalizar as terras que estão irregulares e perdoar a milionária dívida de IPTU do pai”, garante o vereador Tagner Cerqueira (PT).
“A situação fiscal do pai do candidato do União Brasil é uma caixa-preta. Ninguém dá qualquer informação. O caminho natural nesse sentido seria um requerimento da Câmara Municipal, exigindo a entrega das informações. Mas aí, o presidente da Câmara é justamente o Flávio Matos, filho de José Matos”, explica o parlamentar petista.
Nos últimos quatro anos, com Flávio Matos na presidência da Câmara, a prefeitura deixou de ajuizar a dívida do imóvel de Guarajuba, mesmo sem ter sido quitada. Se o ajuizamento tivesse ocorrido, o valor seria ainda maior que o indicado no relatório de débitos da Secretaria Municipal da Fazenda.
Vindo de Sergipe, o pai do candidato do União Brasil começou sua vida em Camaçari com uma clínica odontológica, que funciona até hoje. Mesmo sendo protético, há denúncias de que atuava como odontólogo, atendendo a população. Hoje, entretanto, o Centro Odontológico José Matos dos Reis funciona regularmente, dirigido por familiares do ex-vereador, devidamente formados em Odontologia.