Vencedor no primeiro turno, com 77.926 votos, o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) conta com a bagagem de experiências bem-sucedidas para ganhar também o segundo turno das eleições, no próximo dia 27. Ex-secretário de dois governos estaduais (o do hoje ministro Rui Costa e do atual governante, Jerônimo Rodrigues), deputado federal, deputado estadual e vereador, ele tem na sua trajetória a marca de melhor prefeito da história de Camaçari. Em 2012, último ano de sua gestão na Prefeitura, o possuía cerca de 80% de aprovação popular e uma gama de prêmios acumulados nas mais diversas áreas.
Um dos projetos de Caetano com maior impacto na vida das pessoas foi a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, inaugurada em 2007, um dos maiores complexos de educação, cultura e arte do Brasil. Já no primeiro ano de funcionamento o equipamento foi premiado com o Prêmio Top Social, obtendo destaque dentre mais de 200 iniciativas semelhantes.
Muitos alunos acharam no lugar a descoberta de uma carreira. Com investimento de mais de R$ 20 milhões durante a fase de construção, o equipamento possuía média de 10 mil matrículas anuais até 2012. Reunia 28 salas de formação – duas de dança, uma de artes marciais, capoeira, artes plásticas e música. Havia também oficina de teatro, quatro auditórios, biblioteca, gibiteca, videoteca, brinquedoteca, três piscinas e ginásio de esportes, além do segundo maior teatro da Bahia.
A Cidade do Saber foi citada como exemplo de ação na área da cultura na Mercocidades, entidade formada também pelas cidades estrangeiras Buenos Aires (ARG), Montevidéu (URU), Barcelona (ESP) e Torino (ITA) e as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.
No exterior, em 2008 o gestor petista foi um dos escolhidos pelo prêmio Integracion Latino Americano, por introduzir programas nas áreas de inclusão social, arte, esporte, capacitação e cidadania.
Caetano também foi responsável por introduzir o ensino de robótica na rede municipal. Em 2009, o ex-prefeito foi o ganhador do Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica, entregue em Billund, na Dinamarca.
Já o Prêmio Ágape, também em 2009, foi concedido pela Associação Cultural Bartolomeo Colleoni, de Milão (ITA), pelo trabalho nas áreas social e cultural. Em 2008, Caetano foi apontado como um dos 130 melhores gestores municipais da América Latina pela Certificação Internacional Brasil Américas.
No mesmo ano, o projeto Mulher Cidadã rendeu a Camaçari o Prêmio de Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família. Criado pela Lei Municipal 806/2007, o Mulher Cidadã atendia pessoas do sexo feminino como mais de 16 anos e cadastradas no Bolsa Família. Promovia ações como capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Luiz Caetano foi ainda considerado Prefeito Amigo da Criança, pela Fundação Abrinq, e Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae, em 2006 e 2007, respectivamente. Na educação, recebeu ainda o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, dado pela ONG Ação Fome Zero, em 2007.