Durante a “Caminhada do 15” realizada na tarde desta segunda-feira (30), no bairro de Castelo Branco, o candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), destacou mais uma vez a criação da Secretaria de Segurança Cidadã e o reforço da estratégia de videomonitoramento, para garantir o estabelecimento da cultura de paz na cidade.
“Estamos empenhados em garantir uma Salvador mais segura e, como já tenho dito, vamos fazer a parte que cabe ao município para diminuir a violência na nossa cidade. Não vamos fugir da responsabilidade. Vamos fazer isso por meio da criação da Secretaria de Segurança Cidadã, aprimorando também os projetos de videomonitoramento, estabelecendo um Centro Integrado de Comando e Controle [CICC]”, detalhou o emedebista.
Segundo o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT), o objetivo do CICC é permitir maior velocidade para emergências e incidentes de segurança. “O Centro vai oferecer respostas rápidas para casos de emergências e ações que ameaçam a segurança das pessoas, com o suporte de tecnologia de ponta, com câmeras de vigilância e sistemas de análise preditiva integrados à Secretaria de Segurança Pública do Estado”, destacou Geraldo.
Entre as propostas apresentadas no programa de governo da coligação “Salvador Pra Toda Gente”, também estão previstas a valorização dos profissionais da segurança pública municipal, a partir da regulamentação e execução do Plano de Cargos e Salários, Capacitação e Treinamento, voltados para o fortalecimento de uma atuação eficiente e humanizada. Além disso, a chapa defende a construção de uma cultura de paz, por meio da implantação dos Parques da Paz — espaços com áreas verdes nas comunidades periféricas adensadas, incluindo arborização, espaços de esporte, lazer e convivência.