O instituto Âncora Pesquisas e Publicidade LTDA, que registrou uma nova pesquisa para Lauro de Freitas, tem um histórico de erros e resultados controversos em levantamentos de intenções de votos em cidades da Bahia. A pesquisa, contratada pela TV Band, tem previsão de publicação para o próximo domingo (29), conforme consta no registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ncora teve resultados controversos, como em 2016 na disputa eleitoral em Irecê. Uma pesquisa divulgada pelo instituto a poucos dias da eleição apontava o então prefeito e candidato à reeleição Luizinho Sobral, à época filiado ao antigo PTN (atual Podemos), com larga vantagem na liderança.
Luizinho liderava com 61,3%, contra 29,3% de Elmo Vaz (PSB). Ou seja, uma diferença de mais de 30 pontos. Entretanto, quando as urnas foram abertas, Elmo Vaz venceu a disputa eleitoral contra Luizinho por 51,13% a 48,72%. Nesta disputa eleitoral, a Justiça chegou a suspender a divulgação de duas pesquisas após julgar as representações movidas pela coligação “Uma Nova Irecê Para Cuidar de Você”, do então candidato Elmo Vaz.
Outros casos de resultados controversos ocorreram em Jussara e São Domingos. Na primeira, às vésperas das eleições de 2020, no dia 14 de novembro, um dia antes da votação, o instituto apontava vitória de Thiago de Maristela (PSD) contra Tacinho Mendes (PP) por 47,8% a 43,8%. Contudo, diferentemente da pesquisa, Tacinho venceu por 52,65% a 47,35%.
Em São Domingos, a pesquisa apontava vitória do então prefeito Izaque Júnior (MDB) contra Ilário Carneiro (PSD). O levantamento dizia que o prefeito com 49,8% das intenções de voto contra 42,1% de seu adversário. No final, Ilário venceu por 52,49% a 47,51%.
Em Lauro de Freitas, a ncora já publicou pesquisa com resultados muito diferentes de levantamentos realizados por outros institutos, sempre apontando vantagem para o candidato do PT, Antônio Rosalvo. Diferente, por exemplo, de pesquisa da AtlasIntel, instituto muito celebrado pelo PT por ter previsto a vitória do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2022, que agora aponta ampla vantagem da candidata Débora Régis (União Brasil).
Na pesquisa mais recente, em 11 de setembro, a ncora apontou Rosalvo com 45,5% de intenções de voto, contra 35,9% de Débora. Poucos dias antes, o AtlasIntel divulgou um levantamento que mostra Débora com mais que o dobro de intenções de voto sobre o candidato apoiado pela prefeita Moema Gramacho (PT). Débora lidera com 66,5% das intenções de votos contra 30,3% de Rosalvo.