O ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa (PT), descartou a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2026, durante entrevista ao jornal O Globo. O ex-governador da Bahia deixou claro que seu plano é uma candidatura à Câmara Alta em 2026.
“Sou potencial candidato, se o presidente assim desejar, ao Senado pela Bahia. É o que sou atualmente”, reforçou Rui Costa.
O ministro também expressou a crença de que Lula deve buscar a reeleição e descartou a possibilidade de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ser o nome do PT para a disputa presidencial.
“Acredito que o candidato em 2026 será Lula. Não devemos antecipar a discussão sobre a sucessão de quem está no cargo. Isso cria a expectativa de fim do mandato. Na Câmara, quando a sucessão é debatida cedo demais, acelera a perda de poder de quem ocupa o posto. Na política, a expectativa de poder tem grande peso. À medida que o mandato se aproxima do fim, a expectativa de poder se torna mais relevante do que o próprio poder”, pontuou Costa.