Proponente da criação de uma CPI para investigar as irregularidades da ViaBahia, o deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil), disse hoje (22/09) esperar que o anúncio sobre a saída da empresa não tenha sido uma forma de iludir a população as vésperas das eleições.
“Esperamos realmente que esse anúncio se cumpra e que não seja um factóide eleitoreiro, pois há tempos apelamos pela saída da ViaBahia. É estranho que essa decisão seja anunciada faltando 15 dias para as eleições. Que não seja apenas por estarmos perto do pleito. Aguardamos que a concessionária saia imediatamente da administração da BR-324 e BR-116,pois a população não aguenta mais sofrer com esse péssimo serviço. Já vai tarde”, enfatizou.
Há alguns anos, Leur Jr. tem sido voz atuante, na solicitação para que a ViaBahia deixe de gerir os trechos, por não cumprir os itens do contrato, não realizar as reformas necessárias e negligenciar o estado das rodovias.
Ao repercutir o anúncio feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) sobre o rompimento do contrato do Governo com a concessionária, o deputado ressaltou o fato de “os pedidos e reclamações serem há anos ignorados”.
“É absurda e criminosa, a forma que a ViaBahia administra as rodovias, com taxas de pedágio caras e péssima prestação de serviço. Durante todos esses anos, enfrentamos pistas com buracos, falta de sinalização adequada e o estado geral de conservação precário, além da ausência de cumprimento nas obras de duplicação, causando inúmeros acidentes com centenas de vidas ceifadas. Pagamos um preço alto por tanto descaso, até chegarmos a essa sinalização de que o Tribunal de Contas da União vai revogar o contrato. Que a empresa saia logo”, afirmou.