Uma nota assinada pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), gerou desconforto no União Brasil, que tem Elmar Nascimento (BA) como candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.
No comunicado, Odair afirmou que a bancada petista decidirá se apoiará Hugo Motta (Republicanos-PB).
Para evitar tensões com partidos da base aliada, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reuniram-se com Elmar na quinta-feira (12) e buscaram contornar a situação. Antonio Brito, do PSD, também é candidato e firmou um acordo com o líder do União para uma possível aliança.
Elmar esteve no Palácio do Planalto com o ministro e almoçou com Gleisi na sede do PT na quinta-feira. De acordo com relatos, os petistas informaram que o partido ainda não tomou uma decisão sobre o apoio e que isso não deve ocorrer antes do fim das eleições municipais.
A nota assinada por Odair foi divulgada após um almoço em comemoração ao aniversário de Hugo Motta, que contou com a presença de Lira, Odair, e representantes de PL, PP, MDB, Podemos, PV e PCdoB.
Lideranças petistas afirmam que, apesar dos esforços para não desagradar Elmar, há uma expectativa de que a bancada do PT feche apoio a Hugo Motta após as eleições. Entretanto, alguns setores ainda resistem e preferem apoiar o candidato do União Brasil, embora os petistas que simpatizam com Elmar não estejam assumindo publicamente essa posição.
A reportagem é do jornal O Globo.