O prefeito de Salvador, Bruno o Reis, classificou como piada a argumentação do candidato Geraldo no debate da TVE, onde defendeu a crianção de uma secretária de Segurança Pública Municipal para Guarda Municipal atuar também no combate ao crime.
No Brasil, a Guarda Municipal tem o papel de proteger o patrimônio público, não tendo poder de rondas ostensivas, que cabe à Polícia Militar.
“Gente, é uma piada, né? Não tenho mais paciência para responder um tipo de acusação como esta… Qual foi o candidato, você pode dizer? Você acha, sinceramente honestamente, que as brigas de facções, a briga do tráfico, tráfico de drogas e o tráfico de armas é a Prefeitura que vai ter condições de enfrentar?”, questionou Reis.
“Porque em todas as outras áreas, diferente do Estado, que é a última colocada em todas as áreas, nós estamos disputando as primeiras posições no que cabe à Prefeitura, além de estar em todas as nossas atribuições; agora, querer culpar a segurança da cidade da guarda no Municipal, é um desrespeito com os Guarda Municipal da nossa cidade”, avaliou o prefeito.
“É achar que, gente, eu digo a vocês, o transporte precisa melhorar, tem problemas, nós estamos trabalhando para resolver. Essa turma não admite o problema na segurança, fica cantarolando números, não é porque melhorou um por cento, não é porque está mudando; primeira coisa para quem quer resolver o problema na vida é admitir que ele existe”, pontua Reis.
“Quando o seu casamento está mal com sua esposa, com seu marido, a primeira coisa é você admitir que está mal e tentar resolver. Não é negar que existe problema porque não vai resolver. Então, eles só assumem a responsabilidade deles. Das dez cidades mais violentas no Brasil, sete estão na Bahia e a culpa é da guarda municipal de Salvador…”, ironiza o prefeito de Salvador.