LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Pesquisa em Camaçari aponta vitória de Caetano no primeiro turno

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Pesquisa em Camaçari aponta vitória de Caetano no primeiro turno
    PorRaul Aguilar em2 de setembro de 2024
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Confirmando a tendência já identificada nas rodas de conversa da política local e já notada nas ruas, a mais recente pesquisa sobre a sucessão municipal de Camaçari aponta a eleição do candidato Caetano (PT) no primeiro turno. No levantamento do instituto P&A, contratado pelo site Bahia.ba, o prefeiturável da Coligação da Mudança já atingiu uma maioria consistente dos votos válidos e segue na frente com 54,2%, enquanto Flávio Matos, que é o candidato do prefeito Elinaldo, tem 44,2% das intenções de voto.

    Considerando outros importantes aspectos que contribuem definitivamente para a montagem do cenário eleitoral na cidade, o candidato do PT mantém a sua larga vantagem. Hoje, por exemplo, segundo a pesquisa da P&A, 62,3% votariam num candidato que representa a mudança nos rumos da prefeitura, e outros 27,5% preferem um candidato que representa a continuidade do trabalho da prefeitura.

    Outro elemento que merece destaque nessa pesquisa, e que dificulta ainda mais a vida do candidato do prefeito Antonio Elinaldo, é a preferência de 52% dos eleitores por um candidato da oposição, contra apenas 34,8% a favor de um candidato ligado ao prefeito. Ou seja, existe pouca margem de crescimento para Flávio Matos, que é o candidato cujo padrinho é o atual prefeito de Camaçari, hoje bastante desgastado.

    Por fim, outra situação que aparece na pesquisa, que também é bastante desfavorável ao candidato Flávio Matos, é o alto índice de reprovação que o prefeito Antonio Elinaldo carrega nas costas. Novamente segundo a já citada pesquisa, ele é desaprovado por 48,2 % e aprovado por apenas 34,7%. Portanto parece ser muito difícil que o prefeito e o seu candidato consigam, a apenas pouco mais de 30 dias para a eleição, reverter o que parece ser uma forte tendência do eleitorado: eleger um prefeito identificado com a mudança e com a oposição. Vale lembrar que ocupando uma vaga justamente nesse perfil, Camaçari tem Caetano, o atual líder da pesquisa.

    A P&A ouviu 1.000 eleitores camaçarienses entre os dias 22 e 27 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3,16% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-08622/2024. Com seus atuais 205.865 eleitores, Camaçari poderia ter este ano, pela primeira vez, uma eleição decidida no segundo turno, mas, pelo que afirmam os números com bastante consistência, essa possibilidade ficará para outra oportunidade.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    19 de maio de 2025

    “Fofoca plantada por ACM Neto”, diz Rosemberg sobre nota que aponta que Rui pode voltar ao governo


    Quero ler
    19 de maio de 2025

    ”Um dos melhores momentos da minha vida”, diz Zé Ronaldo após Jerônimo Rodrigues anunciar obra em Feira de Santana


    Quero ler
    19 de maio de 2025

    “Receio zero, minha vida é limpa, transparente”, diz ACM Neto sobre OverClean


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade