Durante visita ao Parque São Bartolomeu, localizado no Subúrbio da capital baiana, o candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), assegurou que, caso seja eleito, irá preservar as áreas verdes da cidade, neste domingo (1).
O prefeiturável salientou que o Parque São Bartolomeu possui rica biodiversidade de fauna e de flora. Abriga cachoeiras, área de manguezal, e a barragem do Rio do Cobre. Entretanto, de acordo com o candidato, essa riqueza encontra-se ameaçada. O local está passando por alguns problemas ambientais reflexos do “pouco investimento do poder público na pauta ambiental da cidade”.
Kleber Rosa destacou que o Parque São Bartolomeu além de possuir uma “grande” importância ambiental, tem também extrema relevância religiosa e histórica. ” É um dos principais refúgios de Mata Atlântica da cidade. Além disso, é um local sagrado, para o povo do santo, para os terreiros de candomblé”, pontuou, ao lembrar que o local, em 1823, foi palco da Batalha de Pirajá, da luta pela Independência, e abrigou índios tupinambás e quilombolas do Quilombo do Urubu.
Foto: Erlon Sousa