Por Paula Manoela dos Santos, gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil
A eletrificação do transporte coletivo é um caminho para reduzir emissões, promover a saúde das pessoas e das cidades, e melhorar a qualidade do transporte coletivo, vital para o acesso das pessoas às oportunidades urbanas.
Salvador está na liderança desse processo. Desde 2022, a capital baiana colocou os primeiros ônibus elétricos para rodar em seu sistema BRT e, em 2023, inaugurou o maior terminal de recarga em área pública do país. Tem a meta ambiciosa de eletrificar 30% dessa frota até o ano que vem. O recente anúncio da cidade como uma das contempladas no Novo PAC, com o financiamento de 94 veículos, coloca a cidade mais perto da meta.
Símbolo dessa liderança é a escolha da cidade para sediar um treinamento em ônibus elétricos para cidades e estados contemplados pelo financiamento do Governo Federal. Foram convidados técnicos das 47 cidades e seis estados, que respondem juntos pela compra de 2.296 ônibus elétricos. Apoiado pela Prefeitura de Salvador, pelo ITDP e pela iniciativa TUMI Missão Ônibus Elétricos, o treinamento é uma realização do WRI Brasil e do Ministério das Cidades.
Ao longo desta semana (27, 28 e 29 de agosto), as equipes presentes nos treinamentos conhecerão as ações da capital baiana no tema: visitarão o eletroterminal, o corredor do BRT. Aprenderão, também, sobre as especificidades técnicas de ônibus elétricos: como redesenhar a operação levando em consideração a autonomia dos veículos e as diferentes estratégias de recarga; que adequações são necessárias nas garagens; quais as opções de infraestrutura de recarga; como treinar equipes de operação e manutenção.
Há cidades de diferentes portes e, naturalmente, capacidade para planejar a transição. O treinamento será uma oportunidade importante de capacitação e aprofundamento no tema, mas também de troca de conhecimento e experiência. Salvador, Campinas e Curitiba – somando 404 ônibus — já elaboraram planos e metas de eletrificação. O WRI Brasil tem apoiado tecnicamente as três cidades, no âmbito da iniciativa TUMI Missão Ônibus Elétricos, desde 2021.
O financiamento atenua um dos principais entraves da eletrificação, que é o alto custo inicial. Resolvida esta etapa, os benefícios dos ônibus elétricos mais do que compensam. Não é apenas o custo de operação e manutenção que tende a ser menor ao longo do tempo: os veículos elétricos tornam o serviço mais confortável – e atrativo. Tanto para motoristas e clientes, já que o ônibus elétrico vibra muito menos e produz muito menos ruído, quanto para a cidade, porque reduzem a poluição tanto sonora quanto atmosférica.
O sucesso do processo pode posicionar o Brasil como líderes regionais na adoção de ônibus elétricos, a tecnologia mais madura de que dispomos para descarbonizar o transporte coletivo ao mesmo tempo em que melhoramos a qualidade e o conforto do serviço. Salvador está aprendendo, mas também mostrando, o caminho para chegarmos lá juntos.