O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), afirmou, nesta terça-feira (27), ser favorável ao pagamento das emendas parlamentares. O político, entretanto, pregou transparência do destino dos recursos.
Recentemente, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento de emendas até que se estabelecesse critérios de transparência. Após uma reunião conjunta, Supremo, Congresso e membros do governo Lula (PT) estabeleceram regras para o uso das emendas.
“Eu sou favorável, radicalmente favorável às emendas. Mas é preciso acontecer com critério e com transparência. Uma coisa é pegar a emenda Pix. Você tinha situações agora que o parlamentar passava o recurso diretamente para a prefeitura, para a conta do prefeito, sem sequer apontar para onde aquele recurso seria aplicado”, diz o político.
“A emenda parlamentar não é para isso. Você tem a arrecadação própria do princípio para isso, você tem o FPM para isso. A emenda parlamentar é para garantir a aplicação de políticas públicas com recursos federais”, disse Neto, em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Antena 1.