O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou resultados da 21ª edição da pesquisa Panorama Político com informações sobre como as notícias falsas e a polarização política podem impactar as eleições no Brasil.
Os dados mostram que 72% dos usuários de redes sociais – o que equivale a 67% da população com 16 anos ou mais – já viram notícias que desconfiam serem falsas nos últimos seis meses. Quando perguntados sobre qual seria o motivo para a disseminação das chamadas Fake News, 31% acham que quem compartilha esse tipo de notícia quer mudar a opinião dos outros. Já outros 30%, acreditam que as notícias falsas são compartilhadas por desconhecimento sobre sua veracidade. Ao serem questionados sobre o nível de dificuldade para identificar se uma notícia é falsa ou não, a metade dos respondentes afirmaram considerar difícil.
Além disso, a pesquisa destaca outra preocupação: 81% dos entrevistados acreditam que a disseminação de notícias falsas pode impactar “Muito” os resultados das eleições. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) consideram “Muito importante” o controle das notícias falsas nas redes sociais para assegurar uma competição justa entre os candidatos. Outro ponto importante levantado pela pesquisa é a percepção sobre a responsabilidade das plataformas de redes sociais neste enfrentamento. A ampla maioria da população (81%) acredita que essas empresas devem ser responsáveis por impedir a disseminação de notícias falsas, sugerindo que o público apoia o uso de filtros, moderação e políticas de uso sobre o conteúdo que circula nessas plataformas.