Os investimentos na área social, incluindo projetos voltados para a qualidade de vida das pessoas em situação de rua, foram apresentados pelo candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior, em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (21), na Rádio Sociedade. Geraldo criticou o baixo número de unidades municipais voltadas para o atendimento e cuidado deste público em Salvador.
De acordo com o candidato do MDB, os quatro Centros POP – locais onde são oferecidos o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua – funcionam precariamente. “Nós entendemos que para uma solução mais imediata precisamos ter mais 11 Centros POP, que são os centros de acolhimento às pessoas em situação de rua. Porque quando a gente oferece as condições do CadÚnico, as propostas dentro de um CadÚnico, isso não é suficiente. As pessoas precisam ser acolhidas e nós vamos fazer isso”, assegurou, lembrando que as ações devem ser vinculadas a iniciativas das áreas de educação e saúde.
Atualmente, apenas quatro localidades de Salvador oferecem o serviço, são eles Dois de Julho, Mares, Djalma Dutra e Itapuã. Ainda segundo o candidato, estudos estão sendo realizados para definir os bairros que receberão as novas unidades, levando em conta os locais de maior incidência de população de rua na capital baiana.
Cidadania
Ainda sobre a qualidade de vida da população de Salvador, Geraldo ressaltou o projeto “Parques da Paz”, que visa a estimular a ocupação dos espaços públicos através da oferta de ações sociais, levando os serviços da prefeitura aos bairros.
O transporte público de Salvador também esteve entre as pautas discutidas ao longo da entrevista. O candidato do MDB garantiu melhorar a qualidade da mobilidade no prazo máximo de três meses, além da renovação da frota dos ônibus. No setor de transporte, também ressaltou o salto de mobilidade que será dado com a implantação do VLT que será instalado na Cidade Baixa, permitindo a ligação rápida entre a Conceição da Praia e a Península de Itapagipe. “Depois de 12 anos não dá pra continuar responsabilizando os outros. É preciso envolver o empresariado, a sociedade e todas as esferas do poder para encontrarmos saídas para o problema”, destacou, reforçando a confirmação do presidente Lula no apoio aos projetos de mobilidade para a capital baiana.
[21/08, 13:38] SSP Ascom Kelly Hosana Hosana: Fotos: Ulisses Dumas