403

Forbidden

Access to this resource on the server is denied!

amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .amp-logo amp-img{width:190px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} amp-web-push-widget button.subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 2px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 400; background: #4A90E2; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0);} amp-web-push-widget button.subscribe .subscribe-icon {margin-right: 10px;} amp-web-push-widget button.subscribe:active {transform: scale(0.99);} amp-web-push-widget button.unsubscribe {display: inline-flex; align-items: center; justify-content: center; height: 45px; border: 0; margin: 0; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 400; background: #4a90e2; color: #fff; -webkit-tap-highlight-color: rgba(0,0,0,0); box-sizing: border-box; padding: 10px 15px;} amp-web-push-widget.amp-invisible{ display:none;} .amp-web-push-container{width: 245px; margin:0 auto} .amp-web-push-bell-cn{width: 24px; margin:0 auto} .icon-add_alert:after{content:"\e7f7"} .amp-web-push-sticky{position:fixed;top:70%;right:0;} .awp-sticky{background-color:#0084ff;border-radius: 60%;padding:10px 10px 6px 10px;line-height:1;display:inline-block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";} .amp-post-title { font-size: 32px; line-height: 36px; color: #024fb1; letter-spacing: -2px; } @media (max-width: 480px) { .sp { margin-top: 50px; } }
Bahia

Novo modelo da Prestação de Contas da Bahia é elogiado por conselheiro do TCE

Compartilhe

Em artigo publicado no jornal Tribuna da Bahia, o conselheiro do Tribunal de Contas, Inaldo da Paixão, destacou que a qualidade dos informes contábeis da Bahia continua a avançar.

O novo modelo da Prestação de Contas do Governo da Bahia, produzido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), foi tema de artigo escrito pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-Ba), Inaldo da Paixão, e publicado na edição do jornal Tribuna da Bahia da última segunda-feira (22), na coluna Ponto de Vista. No texto, o ex-presidente do órgão durante o período de 2014 a 2017 afirma ter tido uma “agradável surpresa” ao verificar que o documento do exercício de 2023, denominado “Demonstrações Contábeis Consolidadas do Estado”, foi elaborado baseando-se nas práticas internacionais para o Relato Integrado.

O propósito do modelo de “Relato Integrado” é mudar a forma como as organizações prestam contas às partes interessadas, tendo a criação de valor como ponto principal do relatório, e apresentando uma análise mais detalhada das informações contábeis e fiscais, com o uso de uma linguagem de fácil entendimento.

Dois aspectos positivos destacados pelo conselheiro do TCE em seu artigo são a publicação, em uma única folha, da análise simplificada dos dados contábeis, e a apresentação de uma visão geral organizacional e do ambiente externo, com ênfase na estrutura e nas ações de governança. “Esses relatórios divulgados constituem um valioso instrumento para a compreensão e para o controle social, assim como servem como uma rica fonte de pesquisa para estudantes, professores e outros usuários interessados”, afirmou Inaldo da Paixão.

A prestação de contas do Estado é entregue anualmente pelo Governo para a Assembleia Legislativa, dentro do prazo que determina a Constituição do Estado da Bahia em seu artigo 105, inciso XV. O material é elaborado pela Superintendência de Administração Financeira (SAF) da Sefaz, sob a coordenação da Diretoria de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Dicop). Uma cópia do documento fica disponível no prédio-sede da Sefaz-Ba para consulta, e o material é publicado no www.sefaz.ba.gov.br, canal Finanças Públicas/Prestação de Contas.

“Em 2023, buscando o alinhamento às melhores práticas de elaboração e publicação de seus relatórios de prestação de contas à sociedade, o Estado da Bahia optou por iniciar a sua trajetória na elaboração do modelo de Relato Integrado, sabendo que será um pequeno passo para avanços ainda maiores nos próximos exercícios”, explicou o superintendente de Administração Financeira da Sefaz-Ba, Humberto Novais.

Versão simplificada

Além da prestação de contas anual completa, a Sefaz-Ba produz, desde o ano de 2015, uma versão simplificada do modelo em formato de cartilha, priorizando as informações e tabelas mais relevantes do documento original e com ilustrações, gráficos explicativos e outros recursos didáticos, de forma a traduzir para os leitores as contas estaduais relativas ao ano anterior. A ideia é oferecer ao cidadão melhores condições para o entendimento de um conteúdo originalmente destinado a especialistas, levando as informações ao grande público.

A versão simplificada do exercício de 2023 possui 78 páginas. Para acessar o documento, basta entrar no portal, clicar no canal Finanças Públicas, e em seguida em Prestação de Contas. Na sequência, é só selecionar a versão simplificada do exercício de 2023.

Essa notícia foi atualizada em 26 de julho de 2024 12:02

Publicado por
Raul Aguilar

Nosso site utiliza cookies.