Brasil

Rádio Peão: Gesto ao PT

Compartilhe

Em meios aos apelos por apoios e por traições, Juca Aleixo retorna com sua pena de ganso para reafirmar o que todo mundo já sabe, que a política é feita de gestos, e gesto pode ser de confirmação ou negação.

Gesto do PT

Diante do impasse instalado em Juazeiro, o deputado estadual Roberto Carlos resolveu apelar para o emocional dos petistas em busca do apoio para disputa à Prefeitura de Juazeiro. O deputado do PV lembrou do histórico de apoio ao partido, que remota ao tempo de Jaques Wagner, e solicitou que desta vez o partido faça uma retribuição de apoiá-lo. Após o apelo do pré-candidato e conhecendo bem o PT, o presidente da ALBA indicou uma poltrona bem acolchoada, para esperar com conforto:

Operação de risco

Dois dias após o MP-BA defende que seja mantida condenação que tornou ex-prefeito de Juazeiro inelegível, o PT apresentou Isaac Carvalho como pré-candidato, dando início a uma corrida contra o tempo para resolver os imbróglios do candidato na justiça. Já corre os rumores de que não podendo ser ele, será a mulher, a única capaz de receber o espólio. O PT está decidido por manter a candidatura pelo peso da cidade, e os rumores apontam que ele já ‘vendeu’ ela para o diretório nacional como prioridade.

Pela tangente

O protesto dos servidores na entrada do plenário da ALBA fizeram que os deputados, por segurança, optarem pela saída ‘pelos fundos’ da ALBA. O veto à galeria, por parte do presidente da Casa, apesar de polêmico, tem fundamento no Regimento Interno da Assembleia que, por incrível que pareça, só permite a manifestação através dos aplausos aos visitantes que optam pela galeria. O absurdo não é a norma, mas os deputados não atuarem para derrubá-la.

Queda

O presidente da Casa decidiu mirar os PMs influencers, apontando que se fosse na Rússia, uma crítica ao chefe de Estado não seria bem recebida. Apesar da polêmica que cerca o comportamento extra-regimento da turma de farda, a avaliação-geral é que o avanço contra os PMs influencers tende a fortalecê-los nas urnas, já que todos são pré-candidatos e pretendem vender bem a imagem de perseguidos. Já se falas que novos ‘Priscos’ serão eleitos neste ano.

Sintonia de pensamento

Em época de eleição municipal, a sintonia de pensamento une esquerda e direita em busca da vitória nas urnas:

Amizade inabalável

E Santo Amaro agiu para purificação dos caciques do União Brasil, que, embalados pela magia que envolve o município, reforçaram os votos de aliança. Neto fez questão de destacar que o foco é eleger Elmar presidente, que retribuiu destacando que ele e Neto se conhecem pelo olhar, apesar de sabermos que o conhecimento pelo olhar nunca termina bem na Bahia, vide o que dizia o hoje vice-governador, à época presidente da Câmara da capital, ao ex-prefeito do município.

Apoio presidencial

A declaração de apoio do PSB a Elmar Nascimento para disputa ao comando da Câmara esconde o apoio presidencial ao cacique baiano. O PSB tem como principal nome o vice-presidente Geraldo Alckmin, que, conselheiro privilegiado do presidente, poderá dar uma forcinha para quebrar eventuais arestas com o político.

Apoio presidencial parte 2

Elmar Nascimento também caminha para ter o apoio do PL, via Capitão, a quem votou e fez campanha em 2022. Ter o apoio da oposição e situação torna o caminho mais fácil para quem busca assumir o comando do Legislativo, hoje considerado o coração do parlamentarismo à moda brasileira.

Termos do Acordo

O acordo do Republicanos com o prefeito de Salvador levantou rumores da entrega de espaços privilegiados da gestão para turma da fé, que acabou recebendo presentes de gregos em 2020. O controle da diretoria de Manutenção e da Sucop são demandas antigas. No bojo também está o retorno da autonomia da Desal, que pela quantidade, já estava se especializando na construção da quadra society. A demanda mais fácil de ser atendida foi a garantia da eleição do pastor da Casa, que chega para substituir Isnard.

Desafio

Corre nos bastidor uma guerra fria travada entre o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, contra o União Brasil, partido do prefeito, para ver quem faz mais vereadores. Segundo interlocutores, Muniz está movendo céu e terra para eleger seis vereadores do PSDB, enquanto o União Brasil se esforça para eleger sete, reduzindo dos oitos que hoje integram a sigla.

Guerra

Após a fala de Lula, que muitos apontam como elemento definidor para eleição do prefeito de Teixeira de Freitas, o gestão do Professor foi para cima da de Belitardo, iniciando uma guerra de narrativas sobre débitos do município na área da Saúde. A Sesab alega que os milhões coloca em risco o funcionamento da saúde na cidade, a gestão questiona os números e alega vazamento proposital para prejudicar o gestor.

Por cima

O movimento de Pancadinha, de tentar costurar um acordo com o PL, PDT e União Brasil por cima, irritou os pré-candidatos das siglas em Itabuna, que, como resposta, reafirmaram estarem no páreo para o 6 de outubro. A avaliação é de que Pancadinha agiu seguindo conselhos errados e o comentário-geral é que ações como o clima entre os pré-candidatos só deteriora, clima esse que já não anda muito bom.

Essa notícia foi atualizada em 2 de junho de 2024 23:24

Publicado por
Juca Aleixo

Nosso site utiliza cookies.