Durante entrega de unidade de Saúde na Polêmica, Ana Paula destaca índices da atenção básica de Salvador: “já chegamos a 72%”

Compartilhe essa notícia!

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, celebrou a entrega de mais uma unidade de Saúde da Família em Salvador, desta vez no bairro da Polêmica, na manhã desta segunda-feira (22).

“Inaugurando a Saúde da Família, da Polêmica, unidade grande com quatro equipes, com saúde bucal, com toda a estrutura de agentes comunitário de saúde, enfermeiros, técnicos, médicos, para trazer de fato a saúde pública onde mais se precisa, numa comunidade que tem vulnerabilidade social e que vai ser muito beneficiada com essa nova unidade”, destacou Ana Paula.

A gestora aponta um avanço na cobertura da atenção básica em Salvador durante as gestões ACM Neto e Bruno Reis.

“A gente saiu de 115 para 161, 161 unidades com essa. Ainda temos mais algumas para inaugurar. (…) Nós temos na verdade uma cobertura de saúde que começa desde a época da entrada de ACM Neto, com 18%, e nós agora já ultrapassamos a casa dos 60%. Estamos aguardando o Ministério informar a partir do novo censo, mas na nossa conta já chegamos a 72%”, apontou Ana Paula.

“Mas independente disso, nós já estamos com essa unidade para inaugurar, a USF da liberdade já está também avançada. A USF da Lapinha, então na região de liberdade vão ser duas; a USF do Areal e do Uruguai que estão em reformas esperando a chuva ajudar para a gente entregar. Foram duas antigas unidades escolares que a gente está reformando para ser a unidade de saúde, então só aí vão ser quatro”, ressaltou Ana Paula.

“Estamos ampliando a unidade também do Candeal Pequeno que foi a que mais vacinou; então já começamos internamente estamos visitando a parte externa, no total serão 31 novas equipes nessa nossa gestão com Bruno, só agora. Inauguramos no início do ano um pronto atendimento na Ilha (Bom Jesus dos Passos), também 24 horas, e estamos já finalizando a reforma de dois hospitais, do Sagrada Família e o maior que demora um pouquinho mais que é a Maternidade Hospital da Criança e ainda um novo centro que seria o AME, o ambulatório em Pirajá, que também a gente agora já vai lançar o edital para a contratualização da gestão, mas a reforma também já está adiantada”, pontuou a secretária de Saúde de Salvador.

Investimento

A secretária de Saúde destacou que o equipamento da Polêmica teve custo de mais de R$ 2 milhões.

“Foram mais de 2 milhões de reais investido nessa obra”, destacou Ana Paula.

“Então, na construção, 2 milhões. Agora, na operação, a gente sabe que tem um custeio elevado da saúde, porque funciona com profissionais consistidos, equipes. Então, são quatro equipes, saúde da família, equipes de saúde pública. Agora, a população da Polêmica vai ter atendimento aqui”, ressaltou Bruno Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas