A filiação de Débora Régis (União) e Mateus Reis (União) ao União Brasil, nesta sexta-feira (5), em ato com o presidente nacional do partido, ACM Neto (União), provocou questionamento entre lideranças e interlocutores do grupo de Oposição na em Lauro de Freitas por se tratar da possibilidade de uma chapa puro sangue.
A chapa Débora Reis prefeita e Mateus Reis vice tem ganhado força nos bastidores da Oposição e já se fala em martelo batido após a filiação de hoje. O entreve para pactuação seria a negativa do PDT em liberar a vereadora, que acabou migrando mesmo sob protesto do presidente estadual da sigla, deputado federal Félix Mendonça Jr.
Apuração do OFF News aponta que a chapa pura é uma medida de segurança, já que a vereadora e pré-candidata Débora Régis enfrenta um processo judicial no Tribunal Superior Eleitoral após ser cassada pelo Tribunal Regional da Bahia. Régis, que foi cassada pelo TSE por um suposto caixa dois, teve seu mandato restituido pelo ministro Nunes Marques em decisão monocrática. Há uma expectativa de que o caso de Débora volte à pauta da corte eleitoral no próximo dia 11 de março. Débora alega que está sofrendo perseguição política da prefeita Moema Gramacho na ação que foi impretada pelo PSB.
Em caso de cassação de Débora, Mateus Reis seria alçado como o candidato, tendo margem para escolha do vice que poderá ser feita até as convenções que ocorrem em agosto.
Unidade
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi às redes sociais comemorar ambas as filiações: “Fico muito feliz com as filiações de Débora Régis e Mateus Reis ao União Brasil, que já conta conta com lideranças muito importantes em Lauro de Freitas, a exemplo de Mirela, Teobaldo e Sapucaia. Com a chegada desses dois jovens competentes, damos um passo muito importante para assegurar a união da oposição e oferecer aos eleitores a melhor alternativa para que Lauro recupere o tempo perdido e volte a se desenvolver”.
Ao comentar seu ingresso no União Brasil, Débora declarou: A mudança e reconstrução está sendo gerada. Unidos por Lauro de Freitas! Agradeço pela confiança dessa importante missão. SimBORA!”.
Mateus também celebrou: “vamos juntos reconstruir Lauro de Freitas”.