Bahia

Alice Portugal reage após Rosemberg citar cláusula para PT apoiar reeleição de Calmon: “Esquerda tem candidata em São Francisco do Conde; “estranho deputado do PT anunciar tendência, quando pelos critérios é justamente o contrário”

Compartilhe

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) foi às redes sociais declarar que há uma tendência consolidada do PCdoB em lançar a vereadora irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, Ró Valentim, para disputa à prefeitura de São Francisco do Conde contra Calmon. A nota é prescrita também pela deputada estadual Olívia Santana e pelo presidente do comitê do PCdoB na cidade, Tony.

A fala da deputada federal ocorre após o deputado Rosemberg Pinto, líder do PT na ALBA, declarar que o partido pode apoiar Calmon mediante a troca de apoio a ACM Neto por Jerônimo Rodrigues, em 2026.

Em uma nota intitulada “ESQUERDA TEM CANDIDATA EM SÃO FRANCISCO DO CONDE!”, a deputada federal destaca que a vereadora fará um enfrentamento ao Carlismo.

“O debate sobre as eleições em São Francisco do Conde indica a tendência de consolidação de uma candidatura do campo progressista, em oposição à direita carlista à frente da desastrosa gestão atual. A candidata é a vereadora
Ró Valentin, que traz consigo a marca da experiência democrática e popular da gestão de sua saudosa irmã, Rilza Valentin. Ró é uma legítima representante da população local, comprometida com as mudanças necessárias para o progresso da cidade”, destaca Portugal.

“A tendência de concretização de sua candidatura segue a lógica do critério estabelecido pelo governador de apoiar nos pleitos de 2024 os candidatos que fizeram campanha par ele e Lula no primeiro turno da eleição passada, o que não é o caso do atual prefeito, que fez campanha aberta para ACM Neto e Bolsonaro. Já a Federação Brasil da Esperança, que tem Ró como figura destacada, trabalhou arduamente pelas vitórias de Lula e Jerônimo”, lembrou a deputada.

Portugal diz que a posição de Rosemberg gerou estranhamento, já que o partido ao qual faz parte, o PT, está na Federação Brasil da Esperança, tem como posição para 2024, apoiar candidaturas alinhadas com o governador e que contribuíram para sua eleição.

“Da mesma maneira a Federação Brasil da Esperança, integrada pelo PT, PCdoB e PV, tem entre seus principais critérios para a definição de candidaturas indicar nomes comprometidos com o campo político dos governos federal e estadual”, aponta Portugal.

“Daí consideramos estranho o fato de um deputado do PT anunciar que vê como tendência o apoio do PT ao atual prefeito, quando pelos critérios estabelecidos a tendência é justamente o contrário. São Francisco Conde precisa de renovação, de romper com o atraso político que trava seu desenvolvimento. E somente uma candidatura do campo progressista pode neste momento enfrentar os os enormes desafios para a cidade ter esperança de um futuro melhor”, arremata a deputada federal.

Essa notícia foi atualizada em 23 de março de 2024 19:45

Publicado por
Raul Aguilar

Nosso site utiliza cookies.