Ex-prefeito e vice-prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho Pereira (PT) e André Eloy (PSD), pré-candidatos, acusam uma milícia digital ligada supostamente ao prefeito Ednaldo Ribeiro (PL) de terem criado uma fake news contra eles.
No áudio falso, os dois aparecem alinhando ações para desgastar a gestão. Este não é o primeiro caso de uso de inteligência artificial para ataque político. Como mostrou o OFF News, a vice-prefeita de Candeias também foi vítima de uma fake news com uso de IA envolvendo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
“Alô. Bom dia, André. Bom dia, Orlando. Precisamos fazer alguma coisa para sujar a imagem de Edinaldo. Você tem alguma ideia? Sim, vamos criar mentiras, fake news. Seria uma boa. Não podemos vacilar. Veja aí com o seu pessoal, não podemos ficar parados. Pronto, já vou acionar meus assessores”, diz o diálogo no áudio fake news.
O vice-prefeito culpou a “milícia digital” do prefeito pela produção e disseminação do áudio na cidade.
“A cidade amanheceu com mais uma enxurrada de fake news espalhada pela milícia digital do prefeito. Vejam aqui que áudio faz junto criado através de inteligência artificial. Pois é, a eleição de Cruz das Almas promete ser uma eleição com bastante fake news criado pelo prefeito e sua milícia digital. Um absurdo, extrapolaram todos os limites. Os assessores do prefeito, vejam aqui quem está divulgando, são pessoas da prefeitura, nomeadas pela prefeitura, que preferem usar a inteligência artificial para o mal, fazer o mal e divulgar notícias falsas”, criticou o vice-prefeito de Cruz das Almas.
“Vamos adotar, tomas as providências e fazer os encaminhamentos à justiça eleitoral e ao Ministério Público para que isso não se repita ou que seja contido. Prefeito, chegou a hora do senhor governar a cidade. Parar de atacar os seus adversários, de ativar os seus adversários e fazer uma política suja e rasteira. Fake News é clima e precisamos combater”, concluiu André Eloy.
Grosseira
O ex-prefeito Orlandinho classificou o áudio como uma “fake news estúpido” e prometeu reagir: “Saí de manhã para dar uma caminhada com meu pai e agora estou em casa com minha esposa para almoçar e quando abri o celular encontrei um vídeo fake news, grosseiro, estúpido, feito pela milícia digital do grupo que governa a cidade de Cruz das Almas. Eu estou muito tranquilo construindo a minha pré-canidatura com todo o respeito aos meus aliados que também são pré-canidatos e ao atual prefeito que também é pré-canidato à reeleição. Mas se quiser briga, eu vou entrar em campo e eu sou bom de combate. Você vai perder, viu?”.