Bahia

Marcelo Werner destaca ações de tecnologia e revela que técnica de contagem e identificação de público usada no Festival da Virada vai estar no Carnaval de 2024

Compartilhe

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, revelou que assim como aconteceu no Festival da Virada e ajudou na contagem e segurança do evento, o Carnaval de 2024 terá a contagem das pessoas que passarem pelos circuitos.

“É importante dizer que de forma inovadora esse ano, nós estaremos fazendo a contagem de pessoas nesses 42 portais. Isso é importante porque apesar de não ser exato, a gente estima a quantidade de público em cada circuito e a partir dessa estimativa, a gente maneja o efetivo. Mais efetivo ou menos efetivo, a partir daquilo. Da mesma forma, a gente faz em relação aos crimes”, explica Marcelo Werner.

“A gente faz aquelas análises individuais, que vocês estão acostumados a acompanhar as nossas reuniões diárias onde a gente identifica, onde é o local que está tendo mais determinada ocorrência. Está tendo mais rixa, está tendo mais furto, nós teremos esse ano diversos policiais civis aí infiltrados nos circuitos para garantir que a gente possa alcançar aquelas quadrilhas que são especializadas em principais crimes contra o patrimônio, que são os furtos de celulares e furtos de carteira, então teremos aí policiais ao longo dos furtos aí que funcionam, teremos também de forma inovadora, essa é uma novidade que a gente vai especializar, com o Centro Integrado de Inteligencia e Análise, que fará a análise criminal de todas as funções de segurança estaduais e federais no dia a dia do Carnaval, não só no dia a dia do Carnaval, mas as ocorrências que estão entrando no sistema diariamente”, destacou o secretário de Segurança Pública da Bahia.

“Eventualmente é uma ocorrência de alguma natureza e a gente precisa atuar de forma integrada, de forma imediata através do Canal de Inteligencia, esse Centro Integrado de Inteligencia e Análise funcionará concomitantemente com o Centro Integrado de Comando e Controle, que já fica trabalhando de forma ininterrupta nos 44 circuitos. Órgãos estaduais, federais e municipais, de entidades públicas e concessionárias, como Embasa, como a Coelba, para poder acompanhá-los no circuito e qualquer, de qualquer natureza, haja o acionamento direto, seja das forças de segurança, seja das forças estaduais, seja das forças municipais, seja eventualmente de uma empresa pública que seja responsável por aquele serviço”, arrematou o chefe da SSP.

Tecnologia

Em entrevista ao OFF News, nesta terça-feira (23) durante o lançamento do aparato da Segurança Pública para o Carnaval, ele destacou o investimento em tecnologia que será aplicado na festa.

“A gente está fazendo investimento grande em segurança pública, são 80 milhões de investimentos, mais de 32 mil policiais envolvidos na festa Salvador e interior do estado. São 75 cidades já cadastradas para a realização do carnaval, pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval, e, lógico, a tecnologia, o uso da tecnologia vai ser um dos pontos fortes novamente deste ano”, destacou Marcelo Werner.

“Teremos aí mais de 370 câmeras, falando somente de Salvador, distribuída nos circuitos, 42 portais de abordagem. Esses portais de abordagem serão câmeras de reconhecimento facial, serão 108 câmeras de reconhecimento facial, que, se detectado, qualquer pessoa for vítima, serão imediatamente informados, através do sistema de rádio, que nós temos uma tecnologia as patrulhas de rua, que aí fazem aquela busca ativa por aquela pessoa para poder prender e entregar à justiça”, destacou o secretário de Segurança Pública da Bahia.

O secretário seguiu destacando ações de monitoramento que serão utilizados, que prevêem o uso de drone e de integração entre circuito de monitoramento privado.

“A gente coloca cerca de 108 câmeras no circuito porque os circuitos não são estéreos. Nós temos também as residências, comércio em todos os circuitos e que a gente precisa. Tem outras câmaras ali para poder acompanhar, para dialogar. Além disso, nós teremos drones também que farão esse monitoramento em relação a pessoas ao longo dos três principais circuitos”, sinalizou o gestor.

“Nós teremos quatro estações móveis, duas plataformas de observação elevada e duas centrais de comando e controles móveis que estarão dispostas em principais pontos que necessitem de reforço ou nos carnavais de bairro, que acontecerão de forma concomitante”, explicou Werner.

Campanha

O secretário de Segurança Pública destacou a campanha que será utilizada em parceria com os artistas que fazem o Carnaval de 2024.

“E por fim, a gente também lançou esse ano uma campanha muito importante de prevenção, que é o prevenir e agir, onde a gente chama de Guardiões da Paz, artistas, blocos, entidades carnavalescas, os foliões, pessoas que se envolvem no Carnaval e que mandam a mensagem de paz”, explica Marcelo Werner.

“E essa mensagem que a gente deixa, por fim, a gente pede, sim, que as pessoas venham na paz, venham curtir, é lógico que a gente pede que não haja excesso, que haja moderação em relação ao consumo excessivo de bebida especial, a gente pede que haja colaboração com as forças de segurança, com as forças de segurança”, concluiu o secretário de Segurança Pública.

Essa notícia foi atualizada em 23 de janeiro de 2024 20:30

Publicado por
Raul Aguilar

Nosso site utiliza cookies.