Brasil

Rádio Peão: Operação Saúde

Compartilhe

Em tempos de promoção da saúde, Juca Aleixo retorna para falar do pleito dos vereadores que querem viver de e para o SUS.

Operação Saúde

Os vereadores do PP de Salvador estão determinados a terem a secretária de Saúde. Na esteira da consolidação da manutenção de Ana Paula na vice para chapa de 2024, eles esperam que ela ceda a função a um deles ou até próprio secretário da sigla em Salvador, com o compromisso de que fará repartição dos cargos e contratos buscando dar meios para manter no pós-urna o número que tem hoje, o que segundo analistas é bem difícil. Segundo interlocutores, o movimento ocorre em sintonia com o secretário que, para retornar à Brasília, vai precisar ampliar seus tentáculos e não há pasta com maior capilaridade do que a Saúde de Salvador. Há quem garanta que o prefeito não está gostando nada do movimento.

Padrinho

Além da Saúde, o secretário atua para que o pai seja o candidato em Lauro de Freitas, em 2024. Os R$ 95 milhões aplicados via Orçamento Secreto na cidade, durante o mandato, não teve o resultado esperado na urna, fazendo com que se tornasse o voto mais caro de Lauro no pleito de 2022, tanto ele como o pai. Com o pai candidato, Leãozinho terá vitrine e memória afetiva dos eleitores de Leão para sua campanha, em 2026, sem gastar nada.

Embaralhado

O problema é que no caminho há uma Débora Régis. A restituição do mandato para vereadora deixou em polvorosa o grupo de Oposição na cidade e fez até a prefeita se movimentar, indo à TV para atacar a parlamentar. Mantendo-se elegível, Débora tenderá a ser o nome mais forte do grupo de Oposição, o que afeta acordos passados e presente e poderá fazer gente grande engolir o orgulho e recuar de candidatura diante da possibilidade de vitória.

Debandada

Vereadores do União Brasil já estão com contratos de gaveta com outros partidos esperando apenas o período eleitoral ser aberto. A avaliação é de que o presidente da sigla em Salvador vai trabalhar para eleger nomes que possam lhe dar um retorno lá na frente, em 2026. O fundo eleitoral, generoso, vai ficar com poucos.

Papai Noel

Enquanto publicamente nega empenho para aprovação da PEC da Recondução, nos bastidores o presidente da Casa, Adolfo Menezes, tem atuado como um verdadeiro papai noel. É cargo generoso aqui, lote de cargos terceirizados ali, até sede para procuradoria da Mulher o presidente deu para apoiadores da PEC. É o Natal sem Fome na ALBA.

Sem chance

Há um consenso na ALBA de que no pós-Aline Peixoto, os deputados vão requerer a indicação da próxima vaga no TCM. Dos nomes ventilados, os dos deputados federais são os que estão mais distante. A avaliação é de que essa vaga será tão cara quanto a última e que Jerônimo não tem compromisso com ninguém mais para pagar essa fatura. Logo, vai ficar com quem conseguir por força própria agregar mais.

Interessado?

Há quem garanta que o próprio presidente da Casa acompanha com atenção o debate sobre a vaga que será aberta no TCM. Ele já demonstrou interesse em virar conselheiro, será que pode antecipar? Dizem também que está fora, que seu plano é o TCE.

Tiro no pé

A avaliação-geral é que a cúpula da Via Bahia deu o maior tiro no pé ao impedir o protesto dos deputados. Parlamentares apontavam que o protesto seria um fiasco por si só. Comenta-se que dos trinta que confirmaram, se fosse 20 seria um recorde. Uma vez impedindo o ato, a empresa inflamou mais ainda os ânimos e gerou uma unidade no movimento para enquadrar a empresa por bem ou por mal. A empresa pagou a fatura via judiciário achando que com isso se livraria da do Legislativo estadual, ledo engano.

Livramento

Alguns parlamentares avaliam que o ato da Via Bahia serviu como um livramento para os nobres colegas que fossem comparecem ao ato. O diagnóstico é de que esse tipo de manifestação não é própria do cargo e que atua por desmoralizá-lo. Uma coisa é chamar os responsáveis na ALBA, ir na PF, dar ordem de convocação e prisão, outra é fazer panfletagem em pedágio.

Prisão

Já é dado como certo o pedido de prisão do presidente da Via Bahia diante do cenário que indica sua ausência na convocação aprovada na última quarta-feira. Informações dão conta de que o cara foi para Portugal e só volta no ano que vem. Os deputados querem ele na Casa neste mês ou no mais tardar no próximo. Já tem deputado querendo incluir o cara na lista vermelha da Interpol.

Negócios

Há quem garanta que se os deputados estaduais conseguirem instalar a CPI para abrir caixa-preta da Via Bahia, segredos de gente poderosas do estado e de fora dele serão revelados. Espacula-se que a concessão é dividida com parlamentares de Brasília que tem empresas atuando para Via Bahia. Há gente com barba de molho e atuando forte nos bastidores para estancar a sangria da Via Bahia no atacado, com baixo preço.

Barreira

Candidatos favoritos estão com receio do aparelhamento de PMs feito por gestores que buscam fazer seus sucessores, em 2024, e das ligações de assessores destes mesmos gestores com o crime organizado. A estratégia é impedir que os candidatos favoritos tenham acesso às diversas zonas da cidade no período eleitoral, afetando o processo democrático.

Acompanhamento

Ciente da situação, um dos candidatos fortes deve se reunir com o governador Jerônimo Rodrigues para tratar do assunto. Há cidades em que o nível de corrupção está tão grande que só pode ser resolvido via asfastamento de um número importante de PMs, que terão que ser reciclados ou afastados dos postos.

Reação

Confiante que Betão seria candidato pela sigla ou na pior das hipóteses o vice, o PT de Conceição do Coité ficou em chamas ao saber que ele, sob as bençãos do senador do PSD, decidiu ir para o PSB para ser vice da mulher do deputado, em 2024. Petistas que não assimilaram o golpe pretende levar o caso que classifica como assédio e rasteira para o governador.

Estranhamento

O voto do Galego contra o STF gerou estranhamento dentro e fora do partido. Apesar das críticas, ele não se arrependeu do ato. A avaliação é de que o recado para corte foi dado. Ministros da Corte que o tinha como aliado ficaram putos e não digeriram bem a justificativa. Fato é que o Galego não se movimenta só, e há quem diga que o recado para o STF foi de Lula.

Primeira mão

O movimento em defesa do senador Jaques Wagner nas redes sociais, promovida pelo CEO do Atlas Intel, revelou o porquê da confiança que ele tinha na vitória de seu candidato na disputa ao Governo do Estado, em 2022. Recebia tudo em primeira mão.

Animação

O Zé de Feira segue fazendo de tudo para voltar a ser prefeito após humilhação promovida pelo ex-prefeito de Salvador, na eleição de 2022. E quando falo de tudo, é de tudo mesmo, segue prova:

Essa notícia foi atualizada em 25 de novembro de 2023 21:43

Publicado por
Juca Aleixo

Nosso site utiliza cookies.