Telescópio espacial James Webb: Primeiras imagens coloridas impressionam

FOTO: Reprodução Twitter NASA

Compartilhe essa notícia!

Nesta segunda-feira (11), foi divulgada a primeira imagem científica colorida do supertelescópio James Webb, o maior já lançado no espaço e que se encontra à 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Primeira foto divulgado do Telescópio James Webb de um aglomerado de galáxias // FOTO: Divulgação Oficial NASA

O projeto de US$ 10 bilhões é liderado pela NASA, em parceria com a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense, e promete “transformar nossa compreensão do universo”.

Inicialmente, foi divulgada a foto de um aglomerado de galáxias localizado há 4,6 bilhões de anos luz. Em seguida, nesta terça-feira (12), foram compartilhadas imagens da Nebulosa do Anel Sul, algo próximo do que o sol deve se tornar no futuro, e da Nebulosa de Eta Carinae, ambas já conhecidas da comunidade científica. “As nebulosas são berçários estelares onde as estrelas se formam. A Nebulosa de Carina é o lar de muitas estrelas massivas, várias vezes maiores que o Sol”, afirma a NASA.

Nebula do Anel Sul // FOTO: Divulgação Oficial NASA

Também tiveram imagens de um exoplaneta, chamado de WASP-96, localizado a cerca de 1.150 anos-luz da Terra. E por fim, há imagens nítidas do Quinteto de Stephan, um grupo de cinco galáxias descoberto em 1877.

Quinteto de Stephan // FOTO: Divulgação Oficial NASA

O projeto busca aproximar o homem do universo e mudar o entendimento sobre tantas coisas que parecem “fora do alcance”, por isso, as imagens divulgadas são de conhecimentos científicos populares entre a comunidade e, até mesmo, por amadores. “Hoje, apresentamos à humanidade uma visão inovadora do cosmos do Telescópio Espacial James Webb – uma visão que o mundo nunca viu antes”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

Por: Beatrice Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas