O governador Rui Costa (PT) afirmou, em coletiva no final da manhã desta segunda-feira (31), no Subúrbio de Salvador, que o estado só sediaram os jogos da Conmebol se for sem público e seguindo os protocolos adotados nos campeonatos que vem ocorrendo no estado.
O governo federal aceitou, nesta segunda, o pedido da Conmebol para que a Copa América seja realizado no Brasil. A edição seria realizada na Colômbia, mas foi adiada por conta de protesto para Argentina. Por conta do aumento de casos da Covid, a Argentina comunicou à CONMEBOL que não terá condições sanitárias de realizar o torneio, que acabou aceito pelo Brasil. Em 2019 o torneio foi realizado no país.
“Nós seguiremos o mesmo padrão que estamos tendo com relação ao futebol, não será permitido ter público, se a exigência é ter então não terá. Então, por exemplo, se a Conmebol disser que para ter jogo aqui terá que ter algum público no estádio, então aqui não terá. Não abriremos mão disso como não abriremos de regras que temos utilizado para o campeonato baiano, nacional. Então, se os jogos ocorrerem com o mesmo padrão, tudo bem, se precisar de alguma flexibilização, a Bahia não dará”, ressaltou o governador.
Vida
Rui Costa avalia que nesse momento “a vida é mais importante que esse ou aquele campeonato”. Ele sinaliza que no caso da Copa América, o “campeonato pode ocorrer sem torcida, sem participação de público e sem aglomeração, como está ocorrendo”.
“Infelizmente, mesmo os atletas; nós estamos vendo que estão se contaminando. Nesse final de semana vários times estavam desfalcado com jogadores contaminados de Covid”, destacou Rui Costa.



