O prefeito Bruno Reis e o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, rebateram as declarações do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), que, durante visita ao município de Camaçari, na última sexta-feira, (10), disse que o governo está enviando doses e que os municípios não estão utilizando integralmente, o que aumentaria o número de imunizados no país.
“A sensação é que o prefeito está recebendo as doses e não está aplicando. Está aplicando 50%, pois os outros 50% fica retido para a segunda dose. Parabéns aos prefeitos da Bahia que são responsáveis pela vacinação que o governo federal fornece. O Estado está em primeiro lugar, [ele] devia elogiar os prefeitos, o esforço de todos”, cobrou Bruno Reis, durante coletiva virtual neste sábado (10).
O secretário de Saúde de Salvador disse que “lamenta a declaração do ministro”. Prates destacou que Salvador está “indo além na vacinação” e que se Roma quiser ajudar, ele deveria aceitar um desafio de autorizar o uso de todas as doses, “por escrito, uma orientação, como já fez em um lote, dizendo que é para aplicar todas as doses como primeira, que Salvador agradece muito”. Com isso, destacou o gestor, Roma “vai garantir civil e criminalmente” pela segunda fase da imunização contra Covid-19 na capital, e que com essa ação estaria “resolvido o problema”.
Declaração
Segundo apurou o site Política Livre, João Roma disse, em um evento onde estava acompanhado pelo prefeito de Camaçari, que: “O governo federal tem sim feito a sua parte e já entregou muito mais doses aos estados e municípios brasileiros, do que a quantidade de doses que foram aplicadas nas pessoas”.