Como ajudar as pessoas a compreenderem uma ação, uma recomendação ou uma sentença? Quais ferramentas estão disponíveis para tornar a linguagem jurídica mais acessível? Com estes temas, o Ministério Público Federal (MPF) abre o workshop Inovar para Transformar, que ocorrerá nesta segunda-fera (9/8), das 10h30 às 12h. A transmissão será feita pelo canal do MPF em São Paulo no Youtube.
A abertura do evento contará com a presença de Márcio Schusterschitz, procurador-chefe da PR/SP, e dos procuradores da República Marcos Grimone e José Rubens Plates, respectivamente coordenador e coordenador adjunto do InovLab, o laboratório de inovação do MPF criado em abril deste ano em São Paulo.
Em seguida, a juíza federal Simone Fortes, coordenadora do LabJus e do Centro de Justiça Restaurativa, e a servidora Karine Mattos, também laboratorista, apresentarão a técnica de visual law, que usa elementos visuais para ajudar na compreensão das peças jurídicas. Ambas são da Justiça Federal em Santa Catarina.
Outra metodologia que usa recursos visuais é o storytelling, cujo objetivo é narrar fatos ou comunicar uma mensagem de forma compreensível e relevante para os receptores que, no meio jurídico, podem ser representados pelas partes de um processo, por exemplo. Esse tema será abordado no workshop pela jornalista especializada em comunicação pública Aline Castro, atualmente diretora de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
Aberto a todos os interessados, o workshop Inovar para Transformar é uma iniciativa do InovLab. Não é necessário se inscrever previamente; para receber certificado de participação, basta assinar a lista de presença que será disponibilizada no chat durante a transmissão ao vivo do evento.
Notícia relacionada:
SP: MPF promove workshop sobre inovação no serviço público
Fonte: Ministério Público Federal