Durante o mês de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) irá realizar o workshop online Inovar para Transformar, com o objetivo de discutir a inovação no setor público, em especial na área jurídica. Será o primeiro evento realizado pelo InovLab, o laboratório de inovação do MPF no estado de São Paulo.
“Nós queremos o melhor do MPF e sabemos que o futuro é a inovação”, afirma Marcos Angelo Grimone, coordenador do InovLab. “Acho que este evento será um passo extraordinário para consolidarmos o laboratório e convidarmos mais pessoas a conhecer iniciativas de inovação.”
A programação do workshop está dividida em quatro manhãs, das 10h30 às 12h, sempre às segundas-feiras (9, 16, 23 e 30 de agosto). O evento será transmitido pelo canal do MPF/SP no Youtube e é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Quem quiser receber certificado de participação basta assinar a lista de presença que será disponibilizada no chat pela WeGov, consultoria responsável pela organização do Inovar para Transformar.
Os temas abordados estão entre os mais discutidos no setor público quando o assunto é inovação: storytelling, visual law, linguagem simples e agenda 2030, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para promover o desenvolvimento sustentável, entre outros. Leia a programação completa aqui ou faça o download aqui.
InovLab – A ideia de criar o InovLab surgiu em final de 2019, mas sua concretização teve de ser adiada devido à pandemia. No decorrer do ano, optou-se por instituir o laboratório em formato online e, em dezembro do ano passado, a WeGov fez as primeiras capacitações voltadas ao público interno do MPF no estado de São Paulo.
Em abril deste ano, foram instituídos formalmente o Programa de Gestão da Inovação (InovaPR-SP) e o Laboratório de Inovação (InovLab), ambos com abrangência estadual. No mês seguinte, os procuradores da República Marcos Angelo Grimone e José Rubens Plates foram nomeados, respectivamente, coordenador e coordenador adjunto do laboratório.
A missão do InovLab é promover a disseminação da cultura de inovação e estimular a geração, a execução e a aceleração de ideias criativas que possam aprimorar continuamente os serviços prestados pelas unidades do MPF no estado de São Paulo, sempre em um ambiente que proporcione a colaboração e mantenha o foco nas pessoas.
Fonte: Ministério Público Federal