Retrospectiva: Interesse Público relembra os principais fatos que marcaram a atuação do MPF em 2023

Compartilhe

O último Interesse Público do ano traz os principais assuntos que marcaram a atuação do Ministério Público Federal (MPF) em 2023. Nesta edição, o programa reuniu a equipe de repórteres e apresentadores para relembrar os principais fatos deste ano!

Atos Antidemocráticos – 2023 começou com um susto, no segundo domingo do ano, 8 de janeiro: cenas de vandalismo, depredação e violações às sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional chocaram o mundo. Esta edição de retrospectiva reexibe as imagens e lembra que, na mesma semana, o Ministério Público Federal (MPF) instituiu um Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos para coordenar as ações e o trabalho de investigação dos crimes, que continuou ao longo de todo o ano.

Meio Ambiente – Ao longo de 2023, foram mostrados no programa diversos casos que envolvem a preservação e a proteção ambiental. A repórter Madeleyne Machado relembra um termo de compromisso firmado entre o MPF e a Fiat Automóveis Brasil S/A, que resultou na compensação ambiental por danos recorrentes de irregularidades nos veículos produzidos e comercializados pela montadora ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais. Foram destaque, também, diversas ações relacionadas a ocupações irregulares, licenças ambientais, irregularidades em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Comunidades Tradicionais – A defesa dos direitos das comunidades tradicionais também é destaque nesta edição de retrospectiva. O repórter Márcio Fontenele traz os casos mais marcantes ao longo do ano. Algumas ações ganharam inclusive séries especiais no programa. Um exemplo foi o que aconteceu no Rio de Janeiro, onde, depois de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MPF e a Marinha, quilombolas da Ilha de Marambaia conquistaram o direito ao território tradicional. Outros assuntos que ganharam destaque no noticiário foram o Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas e o debate sobre o Estatuto dos Povos Ciganos.

Direitos do cidadão e acessibilidade – No terceiro e último bloco da Retrospectiva 2023, Érica Picelli e Marcela Franco relembram histórias de cidadãos que tiveram seus direitos garantidos pela atuação do Ministério Público Federal em todo o país. Casos de interrupção de internet em Roraima, mudança nos produtos lácteos que passaram a ser produzidos com derivados do leite, juizado itinerante fluvial com serviços para a população ribeirinha, Benefício de Prestação Continuada a pessoas com deficiência mental em grau leve, projetos para acessibilidade em prédios de órgãos públicos federais e muito mais.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em colaboração com as Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país e em parceria com a Set Produções.

Fonte: Ministério Público Federal

Publicado por
Redação

Nosso site utiliza cookies.