O Ministério Público Federal (MPF) promove, na próxima quinta-feira (15), às 13h, no município de Itumbiara (GO), audiência pública com o objetivo de ouvir e debater as demandas das comunidades ciganas presentes na região sul do estado de Goiás.
A audiência pública será realizada em razão de notícias de tratamento discriminatório dispensado a famílias integrantes da comunidade cigana Calon que vivem em Itumbiara há mais de 50 anos. O evento contará com a presença de representantes do setor público e da sociedade civil organizada e será aberto a toda a sociedade.
De acordo com o procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, serão debatidos temas como acesso à moradia e a políticas públicas adequadas nas áreas de saúde, saneamento básico, assistência social e educação pelos membros daquela comunidade tradicional.
Oficina — No dia seguinte à audiência pública, 16 de setembro, ocorre a segunda oficina do Projeto Territórios Vivos no estado de Goiás. O projeto é resultado da parceria do MPF com a Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e a Rede PCTs, entidade que congrega os representantes da sociedade civil que participam do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. A primeira oficina ocorreu em maio deste ano, na comunidade quilombola Kalunga, no município de Cavalcante.
Durante a oficina, as lideranças presentes serão capacitadas para a defesa de seus direitos como comunidade tradicional, debatendo-se a inclusão das áreas de posse tradicional das comunidades ciganas de Itumbiara na Plataforma de Territórios Tradicionais.
Audiência pública
Tema: demandas das comunidades ciganas de Itumbiara e região
Dia: 15 de setembro de 2022
Hora: a partir das 13h
Local: Avenida Beira Rio, 1, Vila Residencial de Furnas, CEP 75.524-272, Itumbiara (GO).
Oficina do Projeto Territórios Vivos
Tema: a Plataforma de Territórios Tradicionais e a defesa dos direitos dos povos ciganos.
Dia: 16 de setembro de 2022
Hora: das 9h às 17h
Local: Avenida Beira Rio, nº 1, Vila Residencial de Furnas, CEP 75.524-272, Itumbiara (GO).
Para mais informações, acesse www.territóriostradicionais.mpf.mp.br
Relacionadas:
– MPF e parceiros promovem oficina sobre a plataforma de territórios tradicionais em comunidade quilombola de Goiás
– MPF promove reunião com lideranças ciganas em Goiás para discutir problemas vivenciados pela comunidade
Fonte: Ministério Público Federal