LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    MPF e MPDFT firmam acordo de cooperação para investigação da macrocriminalidade

    • Home
    • Últimas notícias
    • Brasil
    • MPF e MPDFT firmam acordo de cooperação para investigação da macrocriminalidade
    PorRedação em31 de dezembro de 1969
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur, assinaram nesta sexta-feira (27) um termo de cooperação técnica que visa à promoção do conhecimento no enfrentamento da macrocriminalidade. O MPDFT é o primeiro ramo da União a formalizar essa parceria, que deverá ser realizada com outros Ministérios Públicos nos estados.

    O acordo engloba ações voltadas à investigação dos crimes praticados nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, embora não seja este o único objeto da colaboração, que tem vigência de cinco anos.

    Durante a assinatura, Augusto Aras destacou a importância da iniciativa para a unidade do trabalho prestado pelo Ministério Público à sociedade, sobretudo, neste momento. “O Ministério Público brasileiro é um só, e o Ministério Público da União tem, dentre os ramos que reúne, o MPF e o MPDFT que atuam de forma conjunta no combate ao crime e na proteção do Estado Democrático de Direito velando pela paz e harmonia social”, afirmou.

    Ainda segundo o PGR, “esse acordo de cooperação permitirá que haja uma soma de recursos técnicos e de pessoal para que o MPU possa, com o auxílio de ferramentas tecnológicas modernas, ampliar o serviço prestado à população”.

    Augusto Aras adiantou que a parceria será apresentada aos procuradores-gerais do Ministério Público nos estados, de forma que o acordo possa se estender a todo o MP brasileiro. A proposta deve ser apresentada já em fevereiro, durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), a ser realizada na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

    Da parte do MPDFT, o acordo engloba o trabalho da Assessoria Criminal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT), além de outras áreas cujos titulares poderão ser indicados, a qualquer tempo, pelo procurador-geral de Justiça.

    Segundo Georges Seigneur, a parceria é importante para intensificar a troca de informações e potencializar as investigações, sem prejuízo das atribuições constitucionais e sem alteração de subordinação dos membros e servidores envolvidos no trabalho. “Essa colaboração começa em um momento delicado de nossa história, em que o Ministério Público se vê desafiado a apresentar respostas ágeis no enfrentamento dos atos antidemocráticos. Nossa intenção é contribuir, respeitadas as atribuições constitucionais, para uma atuação conjunta e eficaz, não apenas nestes episódios mas sempre que houver necessidade”, disse.

    O acordo destaca que o MPDFT deverá encaminhar ao MPF informações “relacionadas às práticas criminosas decorrentes dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, assim como de condutas criminosas praticadas em cenários de elevada complexidade e/ou cometidas por organizações criminosas”. Além disso, o PGR ou o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos poderá solicitar a indicação de membros para atuação na instrução de investigações e processos penais decorrentes dos atos antidemocráticos.

    Os responsáveis pela coordenação desse trabalho em cada instituição deverão ser indicados nos próximos 30 dias. O acordo não envolve repasse ou transferência de recursos financeiros.

    Fonte: Ministério Público Federal

    Redação
    Redação

    Veja também

    10 de julho de 2025

    Representantes da Prefeitura de Simões Filho estreitam parceria técnica com a Defesa Civil de Salvador


    Quero ler
    Robinho

    Foto: Divulgação

    10 de julho de 2025

    Deputado Robinho sai em defesa de ACM Neto e provoca Lula e Jerônimo ao tratar das taxação dos EUA ao Brasil


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Monitoramento On-line da Sefaz-Ba avança e recupera R$ 68 milhões em impostos desde o início de 2024


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.